As ações comerciais da China, tanto de exportação e importação, impactam todo o fluxo da cadeia logística global. Por isso, tudo que ocorre dentro do gigante asiático é de interesse de todos envolvidos direta ou indiretamente com negócios internacionais.
Anualmente, os chineses comemoram na primeira semana de outubro a fundação da República Popular da China.
Este é considerado um dos maiores feriados do país, fazendo com que todas as atividades empresariais sejam paralisadas durante toda a semana de comemorações.
A Golden Week, como é conhecida, será comemorada de 29 de setembro a 6 de outubro de 2023.
Neste artigo, vamos nos aprofundar um pouco mais sobre o feriado chinês e seus impactos para a cadeia global.
A semana de comemoração é um evento marcante da China. Isso porque, se trata de um conglomerado de datas festivas que unificadas em uma semana, estendem as celebrações e proporcionam à população um feriado prolongado.
É muito comum haver muitas mudanças de emprego nas empresas chinesas no período após o feriado. Isto acontece porque a China é uma país de característica rural em seu interior.
Apesar de sua força econômica reconhecida, há uma população muito grande que mora nas regiões mais agrícolas do País. Durante o feriado, é comum haver caravanas de pessoas que trabalham nas grandes cidades para visitar familiares e amigos no interior, e após isso não mais retornam ou se mudarem.
É um fenômeno comum e esperado.
Além de todo o contexto cultural muito simbólico para os chineses, é tradição as operações das empresas serem paralisadas durante todo o período do feriado.
Em outras palavras, vemos portos e aeroportos com atividades paradas ou em regime de plantão apenas.
Estas paralisações interrompem um fluxo de embarques, exatamente em um período que normalmente tem aumento de fretes no comércio internacional.
A peak season é o período de alta demanda por transporte internacional, ocasionado pelas datas festivas de fim de ano, principalmente.
Sabemos que ao fim de cada ano, datas como Black Friday e Natal fazem com que as empresas brasileiras realizem muitas compras da China, para terem estoque para atender toda a demanda do comércio mundial.
Neste ano não é diferente, vemos um fluxo crescente mês a mês, e se tornando cada vez maior.
Este fluxo de muitos pedidos, embarques e negociações é bruscamente interrompido durante a semana da Golden Week.
É notável um aumento de demanda por espaço no período antes do feriado, onde muitos embarcadores buscam a todo custo embarcarem sua carga antes que as paralisações ocorram.
Por conta da demanda em pico, há possibilidade de atrasos nas coletas e embarques, fazendo com que as programações não sejam cumpridas como esperado.
Toda essa alteração nos fluxos naturais dos embarques promovem a oscilação de fretes aéreos e marítimos – no ano de 2023 o mais afetado com oscilação tem sido o modal aéreo.
E por fim, há uma onda de trabalho na retomada do feriado, com uma grande concentração de embarques no período de retorno às atividades chinesas.
Planejamento é lei no comex, e no período de Golden Week é ainda mais importante. Um bom planejamento para este período deve ter antecedência de pelo menos duas semanas nas programações de novos embarques, e sempre ter a ciência que as escalas e prazos serão impactados.
A antecipação programada e bem elaborada pode ser a chave para o sucesso de um planejamento bem feito.
Pode parecer um contrassenso, mas aquilo que de fato não é urgente e pode ser recebido nos meses de Outubro, Novembro no Brasil, então é melhor que sejam reprogramados para o período de retomada.
Esse processo todo é muito melhor gerido quando há um fluxo de informações e comunicação clara e objetiva com todos os stakeholders, principalmente clientes.
Havendo uma antecipação do cenário, os desgastes são sempre menores.
Para concluir, vimos que o feriado na China influencia diretamente as coisas aqui no Brasil, não é mesmo?
Dentre todas essas dicas de ouro para lidar com a Golden Week, talvez uma das que mais lhe dê possibilidades reais de minimizar os riscos é contar com um parceiro que conheça esse cenário e saiba conduzir com as melhores soluções aos ruídos que podem surgir. Por isso, conte com a AGL Cargo!
Como o nome sugere, o pré-embarque é composto por etapas que antecedem o embarque da carga em um processo de comercialização internacional. Trata-se de um período crítico, pois erros nesta fase podem não só refletir em problemas, riscos e atrasos nas etapas iniciais, mas também afetar na liberação da carga no destino. Neste artigo, abordaremos […]
A indústria química movimenta trilhões de dólares anualmente no comércio global e é a base para diversas outras indústrias. O Brasil depende da importação de insumos químicos para o uso em diversos setores, da agricultura à produção de medicamentos. No entanto, a importação de produtos químicos requer entendimento das regulamentações e cuidados específicos, tanto na […]
Em 2024, a movimentação de cargas nos portos brasileiros alcançou 1,32 bilhão de toneladas, um valor recorde, que representa um crescimento de 1,18% em relação ao ano anterior. Com o volume de cargas crescendo no comércio internacional, a segurança e a eficiência das cadeias logísticas são fundamentais. O fator segurança não se limita aos interesses […]
Do desenvolvimento de satélites, sistemas de defesa a drones para a agricultura e, mais recentemente, o turismo espacial, a indústria aeroespacial é responsável por desenvolver tecnologias que atuam no céu e no espaço. Trata-se de um setor movido por alta tecnologia, grandes investimentos em pesquisa e desenvolvimento, realizado por empresas especializadas e com sólida participação […]