O que é Agente de Cargas no Comércio Exterior?

As operações de Comércio Exterior são complexas pois, além dos próprios trâmites altamente burocráticos exigirem profissionais de qualidade, são diversas empresas e profissionais colaborando no progresso das importações e exportações.

Dentre elas existe o Agente de Cargas, que tem importante participação na logística e, em especial, nos transportes internacionais.

Seja como for sua modalidade, grau de dificuldade ou tipo de mercadoria para atender esse mercado de comércio internacional que muda com tanta frequência.

Mostraremos nesse artigo o que é um Agente de Cargas e falaremos sobre o agenciamento e quais os principais serviços prestados por eles.

O que é Agenciamento de Cargas?

Primeiramente, o Agenciamento de Cargas é a tarefa de coordenar, através de contratos de prestação de serviços, toda a parte que diz respeito ao transporte das mercadorias que transitam em âmbito internacional.

A figura do Agente de Cargas no dia a dia vem para intermediar a comunicação e os negócios entre importadores, exportadores, transportadoras, companhias aéreas e armadores.
Seja na busca e negociação por espaço nos veículos de cada modal respectivo, conforme solicitado pelo cliente, seja coordenando esses mesmos embarques.

Além disso, em muitos casos indo além dessas atividades padrão.

Qual a diferença entre Agente de Cargas e NVOCC?

O NVOCC (Non Vessel Operating Commom Carrier) é o conhecido “armador sem navio”, que é quem atua na consolidação das cargas junto aos armadores.

E apesar de muitas vezes realizarem função de agenciamento, essas duas figuras apresentam níveis de responsabilidades distintos.

Pois aquele realiza a alocação de várias “pequenas cargas” dentro um único container e posteriormente, então, direciona o custo desse frete ao Agente de Cargas.

De maneira geral, o Agente de Cargas realiza a parte de transporte e coordenação de embarques após a alocação das mercadorias nos containers dos NVOCCs.

Atualmente, no Brasil, não há uma regulamentação específica para a categoria NVOCC, razão pela qual costumam ser tratados e considerados como Agente de Cargas.

Quais os serviços prestados por um Agente de Cargas?

A gama de serviços oferecidos é ampla, não se resumindo à contratação de fretes.
Os serviços muitas vezes abrangem a negociação dos termos dos embarques com os exportadores, passando pela contratação de frete, coordenação de embarques (muitas vezes dentro da própria empresa do cliente) e todo o acompanhamento da carga em si.

A famosa frase “cada caso é um caso” se encaixa perfeitamente a esses prestadores de serviço.

Frete Internacional

Antes de tudo, o Frete Internacional é somente uma das diversas formas de atuação do Agente de Cargas. Mantendo contato, muitas vezes direto, com os armadores e companhias aéreas.

Faz toda a negociação de valores da prestação do serviço de transporte e observação das exigências da carga, como a temperatura adequada, por exemplo.

Esse trabalho vai muito além de uma simples ligação para alinhamento de valores com armadores.
Envolve negociações prévias, jogo de cintura e muitas noites em claro em reuniões com parceiros logísticos ao redor do mundo.

Carga Projeto

Além da negociação dos Fretes Internacionais, realizam negociação e coordenação de Cargas Projeto.

As Cargas Projeto, ainda mais complexas que as cargas do “dia a dia”.

Apresentam exigências de transporte excêntricas, seja com relação ao peso e à altura, ou ainda a forma de transporte necessária.

Podem necessitar a importação ou exportação conjunta de equipamentos, laboratórios ou até mesmo fábricas inteiras, e cabe ao Agente de Cargas providenciar e executar da melhor forma a coordenação destes cenários.

Embarque Consolidado

Para os Agentes de Cargas que atuam também como NVOCC, há também a faceta da negociação com os armadores para a consolidação de cargas dentro de um único container ou espaço de avião.

À primeira vista pode parecer um serviço simples como o de encher um porta-malas, porém, combinar cargas de diferentes naturezas sem que ocorram contaminações cruzadas ou sinistros é um trabalho complexo.


Exige, além de flexibilidade, conhecimento técnico e um excelente relacionamento com números para calcular os volumes e cubagens de todas as mercadorias.

Seguro

Uma outra atividade que diversos Agentes de Cargas oferecem, além do Transporte Internacional, é o Seguro, tanto para o transporte, quanto para a carga, durante todas as etapas que envolvem a cadeia logística.

Essa é mais uma atividade que exige experiência e capacidade de adaptação conforme as necessidades do cliente, seja para cobrir uma carga de mil dólares ou uma que supere milhões.

Armazenagem

Além de se preocupar com todos os elos anteriores, os Agentes de Cargas ajudam na negociação de tarifas de armazenagem com os terminais.

Fazendo com que os clientes economizem o máximo possível nas importações e exportações.
Alguns chegam a fazer negociações por e em nome dos clientes para conseguir as melhores tarifas ou atuam com parcerias, situação em que o nome e posição de mercado acabam influenciando muito, pois os Agentes com maiores volumes de embarque possuem maior poder de negociação.

E para aqueles importadores e exportadores com volumes modestos é uma opção interessante para reduzir os valores em terminais alfandegados.

A AGL Cargo é um Agente de Cargas e está aqui para lhe ajudar.

Vimos como é expressiva a participação dos Agentes de Carga no Comércio Exterior.
E sua importância será ainda maior se for expert no tipo de mercadoria que sua empresa quer importar/exportar e possua força de mercado.

Pois isso, além de abrir portas e diminuir as dores de cabeça que frequentemente atingem importadores e exportadores, trazem a segurança de que tudo correrá da melhor forma possível.
Ter um Agente de Cargas como a AGL Cargo lhe proporcionará muitos ganhos.

Nossa equipe conta com especialistas cuidando de todos os detalhes para que seus embarques ocorram sempre no menor tempo possível, com o menor custo e toda segurança que sua operação exige.

Mais notícias

Entenda sobre a exportação de açúcar, um produto que faz parte da história do Brasil

O açúcar movimenta a balança comercial brasileira há 500 anos, e o setor de cana-de-açúcar é responsável por 2% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Presente na história do Brasil desde a época colonial, o açúcar ganhou força no último século, com o país se consolidando como o maior exportador de açúcar do mundo, hoje […]

O comércio exterior da indústria aeronáutica brasileira

O Brasil tem uma ligação histórica com o setor aeronáutico. Em 1709, Bartolomeu de Gusmão criou o balão de ar quente; em 1901, Santos Dumont realizou com seu dirigível o primeiro voo controlado da história ao redor da Torre Eiffel, e cinco anos depois pilotou o 14-Bis. Embora tenham sido brasileiros os pioneiros da aviação, […]

A carne bovina brasileira no mercado internacional

A pecuária brasileira começou no século XVI, quando foi estabelecida no interior do Estado. Essa localização longe do litoral foi estratégica para evitar interferências com a produção de cana-de-açúcar no Nordeste do país. Com o tempo, esse segmento expandiu, e o setor produtivo da carne bovina atualmente, além de abastecer o mercado nacional, alcança mais […]

Importação de medicamentos no Brasil

O Brasil é um dos maiores mercados farmacêuticos do mundo, e é estimado que continue em crescimento nos próximos anos. Para atender este aumento, a demanda por importação de medicamentos tem crescido. Segundo dados do Ministério da Saúde, mais de 90% dos insumos utilizados na fabricação de medicamentos no Brasil são importados. Como resultado, o […]