É de conhecimento de todos que o Brasil depende de matéria prima importada para produzir seus medicamentos, assim como é sabido que quando se trata de comércio exterior, o tempo de liberação aduaneira é fator determinante para uma operação bem-sucedida e viavelmente econômica.
Quanto mais rápida uma carga for liberada pela alfândega, menores serão os custos de armazenagem, menor precisará ser o fluxo de caixa, os custos de demurrage aérea e marítima diminuem ou deixam de existir, a empresa importadora corre menos riscos do seu cliente comprar produtos do concorrente e inúmeros outros benefícios.
Por este motivo, os especialistas da AGL Cargo, empresa de logística internacional especializada no transporte de produtos farmacêuticos e da saúde, lançaram uma modalidade de serviço de desembaraço aduaneiro baseado em tempo de liberação aduaneira.
Jackson Campos, diretor de mercado farmacêutico da AGL Cargo explica que: “O conceito é simples e sem pegadinhas. Quando a carga for liberada pela receita federal em menor tempo, o custo de despacho é maior e quando os produtos forem liberados em mais tempo, o valor a ser pago pelo importador – ou exportador – é menor.”
A AGL Cargo é uma empresa nacional que visa o respeito e transparência com seus clientes e, por isso, com o objetivo de se manter entre os maiores do país também no desembaraço aduaneiro, a AGL trouxe direto da indústria farmacêutica para que pudessem integrar a equipe profissionais com vasto conhecimento em procedimentos da Anvisa.
“Não faria sentido oferecer o serviço para a indústria farmacêutica sem ter em casa alguém que fosse deste mercado. Não adianta ser apenas despachante, oferecer o despacho aduaneiro e não ter a visão do cliente, do seu dia a dia e da necessidade que este setor precisa. É necessário ter uma equipe forte e que transmita respeito e confiança em todas as pontas do processo”, explica Jackson.
Para que o novo produto tivesse solidez a longo prazo, a AGL fez investimentos importantes em sistema e gerenciamento de tecnologias de dados, que conversam com praticamente qualquer sistema da indústria, gerando visibilidade em tempo real com o uso de inteligência artificial, totalmente adaptável à realidade do importador.
*Informações sobre direitos autorais
O nome comercial da AGL CARGO, o logotipo e todos os produtos ou marcas de design relacionados são propriedade da AGL CARGO e não podem ser usados (reprodução ou distribuição de qualquer material) sem a aprovação por escrito da AGL CARGO.
**Limitação de responsabilidade
O material no site da AGL CARGO refere-se a uma opinião interpretativa, a AGL CARGO não será responsável pelas consequências de quaisquer ações que você possa tomar com base nas informações obtidas no site em questão.
As commodities estão entre os produtos mais exportados pelo Brasil. Para garantir o sucesso dessas operações, é fundamental compreender as particularidades e características desse tipo de carga, além de contar com um processo logístico eficiente. A AGL Cargo atua de forma estratégica nesse cenário, oferecendo soluções especializadas para o transporte internacional de commodities. A empresa […]
O Brasil ocupa atualmente a 8ª posição no ranking mundial de produção de veículos, um posto que havia sido perdido em 2023, mas reconquistado em 2024. O setor automotivo é uma das forças econômicas do país. Além de gerar mais de um milhão de empregos, movimentar uma longa cadeia produtiva especializada também contribui, de forma […]
O setor automotivo faz parte do comércio internacional, e por se tratar de um pilar da economia global, esse setor se torna alvo de inovações ao redor do mundo. Além disso, a indústria automotiva, em busca de uma melhor competitividade, tem sua cadeia de fornecedores em vários países, transformando a logística em um ponto chave […]
A produção de qualquer medicamento envolve o uso de princípios ativos, que são as substâncias responsáveis por promover a ação do produto no organismo. No Brasil, uma grande parte destes fármacos são importados, fazendo com que a logística internacional seja um aspecto relevante para muitas empresas farmacêuticas que realizam importações. Por conta da especialização dos […]