AGL Cenário Global #7

A AGL Cargo tem o compromisso em divulgar os fatos mais relevantes ocorridos neste último mês. Acompanhe o Comércio Exterior e Logística Internacional de ponta a ponta por meio da nossa Newsletter.

Veja os destaques:

Porto de Santos não faz mais parte do programa de privatização

O Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, assinou a medida que retira o Porto de Santos no Programa Nacional de Desestatização (PND).

A decisão de incluir o Porto de Santos no Programa Nacional de Desestatização foi realizada pelo governo de Jair Bolsonaro. Porém, na época, o ex-ministro de portos e aeroportos, Márcio França, debateu as operações do porto, visto que a maioria das empresas é privada.

Nos próximos oito anos, o Porto receberá R$ 13 bilhões em investimentos, sendo o focados no túnel Santos-Guarujá e a dragagem em determinados pontos.

A importação de carros elétricos e híbridos voltará a ser tributada em 2024

A decisão é do Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex-Camex) e tem como principal objetivo incentivar o desenvolvimento do mercado automotivo nacional, acelerando o processo de descarbonização da frota no Brasil.

A alíquota do imposto de importação para carros híbridos será a partir de 12% em janeiro de 2024, em julho, passará para 25% e deve chegar a 35% em julho de 2026.

Auditores-Fiscais da Receita Federal entram em greve por tempo indeterminado

Desde o dia 20 de novembro, Auditores-Fiscais da Receita Federal entraram em greve. A ação se deu após a categoria reivindicar o cumprimento do Plano de Aplicação do Fundaf, para o pagamento do bônus de eficiência, conforme acordado pelo governo federal em 2016.

A paralisação também afeta as aduana que controlam a importação e exportação, o Carf (Conselho de Administração de Recursos Fiscais), imposto de renda, dentre outros setores.

TECA do Aeroporto de Guarulhos com alta demanda e suspensão temporária de exportações

O Terminal de Cargas do Aeroporto de Guarulhos enfrentou um período de alta demanda de cargas durante o mês de novembro. A indisponibilidade temporária do Portal Único, a greve dos Auditores-Fiscais e condições climáticas adversas contribuíram para atrasos no processamento das cargas.

Como resultado, houve um acúmulo de cargas que levou à superlotação do TECA, dificultando o escoamento das cargas. Algumas companhias aéreas optaram por suspender temporariamente as exportações através de Guarulhos.

Em resposta à situação, o GRU Airport informou que medidas foram tomadas para priorizar cargas críticas, incluindo animais vivos, produtos perecíveis, medicamentos e cargas que requerem controle de temperatura.

Além disso, foi solicitada a retirada parcial das cargas já liberadas para melhorar o fluxo de coleta e normalizar as operações.

Atualmente, o TECA GRU está em processo de expansão e melhoria da infraestrutura aeroportuária, com investimentos que somarão R$ 45 milhões. Essas mudanças visam aumentar a capacidade e a eficiência no transporte de cargas. O TECA GRU é responsável pelo maior volume brasileiro de exportações por via aérea, conectando o Brasil com 34 países.


Continue acompanhando a AGL Cargo nas redes sociais para saber mais sobre o Comércio Exterior brasileiro.

Inscreva-se em nossa newsletter e mantenha-se informado!

🌐 Fale conosco! https://aglcargo.com/

📲 Nos siga: https://www.instagram.com/agl.cargo/

✉️ E-mail: aglcargo@aglcargo.com

☎️ Telefone: (11) 3120-7002

Mais notícias

A navegação de cabotagem no Brasil

A cabotagem é uma modalidade de transporte que, apesar de ainda não ser tão conhecida quanto outros modais, vem ganhando força devido às vantagens que oferece, sendo uma alternativa ao transporte rodoviário de longas distâncias. O Brasil possui forte potencial geográfico para a cabotagem, por conta do extenso litoral e hidrovias. Com este modal, é […]

Entenda sobre a exportação de açúcar, um produto que faz parte da história do Brasil

O açúcar movimenta a balança comercial brasileira há 500 anos, e o setor de cana-de-açúcar é responsável por 2% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Presente na história do Brasil desde a época colonial, o açúcar ganhou força no último século, com o país se consolidando como o maior exportador de açúcar do mundo, hoje […]

O comércio exterior da indústria aeronáutica brasileira

O Brasil tem uma ligação histórica com o setor aeronáutico. Em 1709, Bartolomeu de Gusmão criou o balão de ar quente; em 1901, Santos Dumont realizou com seu dirigível o primeiro voo controlado da história ao redor da Torre Eiffel, e cinco anos depois pilotou o 14-Bis. Embora tenham sido brasileiros os pioneiros da aviação, […]

A carne bovina brasileira no mercado internacional

A pecuária brasileira começou no século XVI, quando foi estabelecida no interior do Estado. Essa localização longe do litoral foi estratégica para evitar interferências com a produção de cana-de-açúcar no Nordeste do país. Com o tempo, esse segmento expandiu, e o setor produtivo da carne bovina atualmente, além de abastecer o mercado nacional, alcança mais […]