Cadeia fria: Como mudar do modal aéreo para o marítimo de forma simples e segura

Se tem algo que a pandemia de covid-19 fez foi diminuir a oferta de serviços de transporte nos modais aéreos e marítimos de qualquer lugar do mundo. Com o acúmulo de cargas desde meados de 2020 pelo mundo precisando ser escoadas, a volta à normalidade dos serviços não acontecerá antes de 2024, afirmam especialistas.

Com a diminuição da oferta e aumento de demanda global, “os níveis de fretes aéreos para produtos farmacêuticos aumentaram ao menos 10 vezes”, de acordo com Nelson Mussolini, presidente do Sindusfarma em entrevista para o Valor Econômico. “Um frete da China para o Brasil custava US$ 1 por quilo de IFA, agora as empresas pagam cerca de US$ 10 pelo mesmo quilo importado”, completa o executivo que representa as indústrias farmacêuticas no Brasil.

Considerando o aumento do frete, diversas empresas iniciaram o trabalho de adaptar seus processos para utilizar o transporte marítimo, em vez do aéreo como faziam até agora, com a esperança de reduzir os custos o que é possível, mas precisa de alguns cuidados, que explicarei aqui.

Qual a vantagem dos aéreos?

Tudo que o transporte aéreo tem de rápido, ele tem de caro, isso é sabido, contudo, o que menos se menciona, principalmente nas áreas de comércio exterior das empresas que atuam no mercado de saúde, é que o transporte por vias aéreas serve para reduzir o risco de exposição de uma carga e para que quando haja, este seja pelo menor tempo possível.

É pelo motivo acima que se trabalha incansavelmente em soluções ativas e passivas cada vez mais robustas, tornando a quebra de uma cadeia fria cada vez menos possível, ainda que muitas vezes acabe encarecendo a operação como um todo.

á de se considerar ainda, que o modal aéreo é dinâmico, com tempo de trânsito curto, quando contratado de maneira correta, e com decisão rápida, ou seja, pode-se contratar um frete internacional para uma carga ser importada de avião hoje e tornar possível sua chegada amanhã, por exemplo, as a preços exorbitantes.

Qual a alternativa?

Se a produção estiver em dia, a qualificação de rota for bem-feita, o armador (dono do navio) e o agente de carga forem especialistas no transporte de medicamentos, é bastante possível uma operação de cargas farmacêuticas, acabadas ou não – inclusive biológicas – em modal marítimo com segurança e muito mais competitividade.

Para isso o contratante deve se atentar aos seguintes detalhes:

Quem contratar?

Aqui não há atalho. Contrate apenas empresas certificadas internacionalmente, qualificadas de acordo com a RDC mais atual (430/20 no momento) e não abra exceções, pois é aí que está o perigo. Aventureiros buscam acessar o mercado farmacêutico todos os dias e eles colocam em risco a sua carga, a integridade do paciente e até a saúde pública.

Quais são os riscos?

O principal fator no momento de realizar sua gestão de risco será analisar quais os momentos em que a carga irá ficar sem refrigeração, por quanto tempo o contêiner irá manter a carga refrigerada sem que haja manutenção do frio e se todos os envolvidos estão treinados para tomar ações de contingências no momento da crise.

A troca de modal certamente também é no marítimo um ponto crítico. O exportador terá que ter uma antecâmara que caiba um contêiner de 40 pés, e caso não tenha, a carga deverá ser coletada solta em caminhão refrigerado na origem, levada à um armazém certificado localmente par trabalhar com medicamentos, o contêiner terá que ser coletado no porto, pré-condicionado e levado ao terminal onde a carga está para a estufagem em câmara fria, e tudo isso precisa ser qualificado por sua área de qualidade, que terá que garantir que o contratado (transportador) siga desta mesma forma em todos os processos.

Como qualificar?

Quando o agente de cargas é especialista, ele terá acesso a uma vertical dentro das companhias marítimas especializada em mercado de saúde e elas possuem documentos de qualificação dos contêineres para atender grandes importadores e exportadores globais deste seguimento.
Estes documentos, quando robustos, são o pontapé inicial para que sua empresa qualifique a rota no modal marítimo, sendo possível, inclusive, registrar produtos para que sejam transportados já neste modal. Aqui repito, não se aventure, poucos atuantes do mercado de transporte possuem acesso a este acervo e poucos agentes de carga conseguem dar suporte para que a farmacêutica consiga atender o guia de qualificação de transportes da Anvisa.

Custo-benefício

Se há um ponto negativo no transporte marítimo de produtos farmacêutico é o tempo de trânsito total (lead time), já que parte em média de 15 a 20 dias, podendo chegar até em 50 ou 60 dias, então, planejamento é crucial.

Em contrapartida, um contêiner consegue carregar até 30 toneladas de carga refrigerada. Numa conta rápida, o frete marítimo de porta a porta representa aproximadamente 8% do mesmo frete no modal aéreo, também porta a porta, sem comprometer a qualidade.

Se atente aos detalhes

Ao analisar se para sua empresa faz sentido a mudança de modal de transporte, verifique cada ponto da operação, se o contêiner coletado será de fato o contratado, se o armador disponibilizará os dados de leitura do termômetro fixo do contêiner, se o agente na origem é certificado, se os terminais de origem, destino e transbordo possuem tomadas suficientes para manter o contêiner plugado e quanto tempo leva para colocar o contêiner dentro do navio e ligá-lo novamente, por exemplo. Não economize nos detalhes.

Conclusão

É sabido que o frete possui um peso considerável sobre os produtos importados e que com o avento da crise sanitária este custo ficou ainda mais expressivo. O modal aéreo possui diversos pontos positivos, mas o preço é fator decisivo para manter uma operação neste modelo.
Não havendo previsão de normalidade para que os níveis de frete se estabilizem, a alternativa que fica ao importador é buscar métodos seguros para que possa transformar o máximo possível da sua operação em cargas marítimas, utilizando métodos robustos de qualificação e planos de contingência bem definidos, evitando que o barato saia caro.

 

 

*Informações sobre direitos autorais: O nome comercial da AGL CARGO, o logotipo e todos os produtos ou marcas de design relacionados são propriedade da AGL CARGO e não podem ser usados (reprodução ou distribuição de qualquer material) sem a aprovação por escrito da AGL CARGO.

**Limitação de responsabilidade: O material no site da AGL CARGO refere-se a uma opinião interpretativa, a AGL CARGO não será responsável pelas consequências de quaisquer ações que você possa tomar com base nas informações obtidas no site em questão.

 

Mais notícias

Blank Sailing: o que é e quais as consequências que isso pode trazer para o seu embarque?

Se a sua empresa possui operações recorrentes de importação ou exportação, invariavelmente já deve ter ouvido falar nos famosos blank sailing, correto? 

O agente de cargas e a sua importância na logística internacional

Entenda neste texto o que é logística internacional, quais são as principais atividades de um agente de cargas e a sua importância nesse contexto.

Logística 4.0: conheça o conceito e os seus benefícios

Conheça o conceito da Logística 4.0, seu objetivo, os desafios, as tecnologias, os benefícios e como a sua empresa deve se preparar para essa realidade.

Carga perecível: como funciona a operação aérea?

Entenda o que é uma carga perecível, quais são as condições e restrições para o seu transporte, como funciona o transporte aéreo e as suas vantagens.

Desembaraço Aduaneiro e suas peculiaridades

Neste texto sobre desembaraço aduaneiro, falamos de: o que é, diferença entre despacho e desembaraço, documentos necessários, modalidades etc.

Logística de Commodities: o que você precisa saber?

Neste texto sobre Logística de Commodities, falamos de: o que são commodities, como funciona a logística e a importância de ela ser integrada etc.

Indústria farmacêutica: como escolher o melhor operador logístico?

Neste texto sobre indústria farmacêutica, falamos de: O que é, a importância do Operador Logístico na indústria farmacêutica etc.

Embalagens para exportação: entenda tudo sobre o assunto!

Neste texto sobre embalagens para exportação, falamos de: O que são, quais os tipos, suas regras e seus padrões, transporte etc.

Transporte de Baterias: quais são as regras do modal aéreo

Neste texto sobre transporte de baterias, falamos de: Transporte de Baterias: por que é considerado extremamente perigoso, Enquadramento ONU etc.

Parcerias comerciais no Comércio Exterior: quais critérios para escolha?

Neste texto sobre parcerias comerciais no Comércio Exterior, falamos de: o que são parcerias comerciais no Comércio Exterior e qual sua importância etc.

Certificação OEA: entenda como o agente de cargas pode contribuir nas suas operações logísticas

Neste texto sobre certificação OEA, falamos de: O que é o programa de Certificação OEA, quais são os tipos, qual é a importância etc.

Licença de Importação: o que é e como obter?

Neste texto sobre Licença de Importação, falamos de: O que é, quais são os tipos, para o que serve, como saber se um produto precisa de uma etc.

Embalagens de madeira: saiba tudo sobre a certificação, a norma e a fiscalização

Neste texto sobre embalagens de madeira, falamos de: qual o objetivo da normatização das embalagens de madeira, principais aspectos da normatização etc.

O que muda com o fim da emergência de saúde pública relacionada à Covid-19

Há cerca de um mês o Ministério da Saúde (MS) posicionou-se formalmente sobre o fim do estado de emergência de saúde pública nacional por causa da Covid-19, instaurado em fevereiro de 2020. Este estado de emergência, que é uma medida sanitária, foi determinado com a finalidade de diminuir a burocracia na contratação de profissionais de […]

Termos do transporte rodoviário que você precisa saber (Parte 2)

Hoje daremos continuidade aos termos do transporte rodoviário com a segunda parte de mais um texto da série “termos que você precisa saber”, assim destinado para quem trabalha como agente de carga nas importações e nas exportações do Comércio Exterior.  Glossário dos termos de transporte rodoviário  Antes de tudo, para uma melhor organização, o texto […]

Logística Aérea: conheça o panorama no Brasil

Este texto traz a importância estratégica da logística aérea para o Brasil a fim de que a infraestrutura no Comércio Exterior funcione de forma adequada.  Por esse motivo, é interessante que tanto as empresas importadoras e exportadoras, quanto os profissionais que atuam no Comércio Exterior, conheçam bem os detalhes dessa logística para entender melhor sobre […]

Logística Automotiva: o que você precisa saber

A logística empresarial é responsável por etapas essenciais, por ser a área que planeja e executa a movimentação de cargas nas importações e nas exportações. Por outro lado, o segmento da logística automotiva separa, prepara e despacha pedidos de maneira ampla, sempre atento à continuidade na linha de produção.  Então, para atender tantas exigências é […]

Agente de Cargas: qual sua importância no Comércio Exterior?

O Agente de Cargas tem uma importância enorme no Comércio Exterior, pois é por meio dele que os embarques acontecem. Muitas vezes problemas que se tornariam uma grande dor de cabeça para os importadores ou exportadores são solucionados sem estes ao menos saberem.  Embora muitos não os creditem pela eficiência em seus embarques, são eles […]

Quais os maiores armadores de carga do mundo?

Você sabe dizer quais são os maiores armadores de carga do mundo? Além disso, sabe qual o tamanho da capacidade deles no Comércio Exterior?  Sabia que eles fazem parcerias e alianças a fim de se apresentarem mais competitivos ao mercado?  Por isso, se este é um assunto que você não domina, saiba que está no […]

Termos do transporte aéreo que você precisa saber

Você sabe quais são os principais termos do transporte aéreo?  Esse texto faz parte de nossa série sobre termos do transporte, na qual já abordamos outros modais anteriormente, por isso hoje você vai conhecer aqueles utilizados no transporte aéreo.  O modal aéreo oferece inúmeras vantagens no frete de uma mercadoria, tanto de um país para […]

Carga Perigosa: o que é e como funciona o transporte internacional?

Você com certeza já ouviu falar sobre esse assunto, mas afinal o que é Carga Perigosa e no que isso influencia em seu transporte?  Este é um tema que gera muitas dúvidas para o importador ou exportador, principalmente para aquele que está começando a trabalhar com esse tipo de produto.  E por esse motivo vamos […]

Aéreo e LCL: como escolher entre os 2?

Dois tipos de importação em um universo com n possibilidades: como escolher entre aéreo e LCL é uma dúvida recorrente para quem é importador.  Fazer o corte entre essas opções e saber os prós e contras de cada uma pode proporcionar uma economia de custos, não só financeiro, mas também de tempo (agilidade e rapidez […]

Termos do transporte marítimo que você precisa saber

O transporte marítimo é a principal forma de transporte utilizada no Comércio Exterior. Quem trabalha na área conhece toda a conversa dos contêineres, navios, portos, rolagens e tudo o mais que faz parte do jargão profissional.  Para quem ainda não sabe muito sobre o assunto, nunca é tarde para aprender! Por isso, voltamos com o […]

Termos do Conhecimento de Embarque que você precisa conhece

Você trabalha com Comércio Exterior? Então você precisa conhecer os termos do Conhecimento de Embarque.  Se você está entrando agora nessa área, já fique sabendo que “Conhecimento de Embarque” não significa toda a sabedoria acumulada que alguém possui a respeito de logística. Na verdade, esse é o nome de um dos documentos mais importantes de […]

Agente de Carga IATA: por que contratar?

Primeiramente, no mundo da logística internacional, o transporte aéreo é a melhor opção para quem deseja rapidez e segurança no deslocamento de cargas que estão a milhares de quilômetros de distância. Mas não é o bastante: para quem pretende operar nesse modal com segurança é fundamental atuar em conjunto com um agente de carga IATA.  […]

Transporte Rodoviário no Comércio Exterior: qual a situação atual?

O transporte rodoviário no Comércio Exterior é aquele que movimenta cargas pelas rodovias nacionais e internacionais por meio da utilização de veículos automotores com tamanhos e capacidades variadas, conforme o tipo e a pesagem da mercadoria a ser transportada.   Esse modal tem suas vantagens particulares perante os demais tipos de transporte, pois é muito recomendado para transportar […]

Termos do transporte rodoviário que você precisa saber (Parte 1)

Este texto da série “termos do transporte que você precisa saber” traz o significado dos termos essenciais do transporte rodoviário para agentes de cargas que trabalham tanto com importadores quanto com exportadores nas movimentações do Comércio Exterior.  Assim como em todos os segmentos, os termos e siglas específicos nos transportes também são importantes para muitos […]

Carga Perigosa: o que é e como funciona o transporte internacional?

Você com certeza já ouviu falar sobre esse assunto, mas afinal o que é Carga Perigosa e no que isso influencia em seu transporte?  Este é um tema que gera muitas dúvidas para o importador ou exportador, principalmente para aquele que está começando a trabalhar com esse tipo de produto.  E por esse motivo vamos […]

Como aplicar melhoria contínua no Comércio Exterior? 

Como aplicar melhoria contínua no Comércio Exterior?  Assim como a linha de produção de uma fábrica, cada etapa de um processo de importação ou exportação precisa ser executada de forma precisa, a fim de garantir o cumprimento de prazos e excelência na etapa seguinte. Para que isso aconteça podemos aplicar os conceitos da melhoria contínua […]

Draft do BL: como conferir?

O draft do BL existe para que o BL, apelido do Bill of Lading (o Conhecimento de Embarque), seja emitido.  Este é um dos documentos mais importantes nas operações de importação e exportação, pois é ele que define quem tem a posse do material embarcado, o valor da operação do transporte, o que está sendo […]

Cadeia fria: Como mudar do modal aéreo para o marítimo de forma simples e segura

Se tem algo que a pandemia de covid-19 fez foi diminuir a oferta de serviços de transporte nos modais aéreos e marítimos de qualquer lugar do mundo. Com o acúmulo de cargas desde meados de 2020 pelo mundo precisando ser escoadas, a volta à normalidade dos serviços não acontecerá antes de 2024, afirmam especialistas. Com a diminuição […]

AGL CARGO revoluciona o mercado oferecendo desembaraço aduaneiro por performance

O tempo de liberação aduaneira é fator determinante para uma operação bem-sucedida e viavelmente econômica.
Quanto mais rápida uma carga for liberada pela alfândega, menores serão os custos, por este motivo, os especialistas da AGL Cargo, lançaram uma modalidade de serviço de desembaraço aduaneiro baseado em tempo de liberação aduaneira.

Avaria Grossa: o que é e como se proteger?

Quem não se lembra dos emblemáticos casos do Maersk Londrina em 2015 ou do recente acontecimento relacionado ao navio Ever Given no Canal de Suez em 2021? Situações extraordinárias nas quais a ação humana é necessária para manter a segurança do navio e suas cargas: é aí que a Avaria Grossa se faz presente. Vamos […]

Carga Projeto: o que é e como funciona a operação?

O Brasil tem grandes indústrias cujos segmentos variam desde grandes fábricas de automóveis e fábricas de aviões a usinas hidrelétricas, refinarias, plataformas petrolíferas, usinas eólicas e centenas de outros setores. Em comum, todas elas demandam grandes equipamentos ou peças de grandes dimensões para seu funcionamento, características da Carga Projeto. Trata-se de uma modalidade de transporte […]

Importação LCL: o que é e como funciona?

No Comércio Exterior, seja a nível nacional ou mundial, muitos são os tipos de configuração de operação, tanto na importação quanto na exportação. Uma delas é a importação LCL. E para a modalidade marítima existe uma diferenciação bem clara entre cargas inteiras e cargas fracionadas. Neste texto abordaremos conceitos e maneiras de trabalhar com as […]

Trânsito Aduaneiro: o que é e como funciona?

Primeiramente no Comércio Exterior brasileiro existem algumas alternativas de atendimento diferenciado às cargas importadas ou exportadas. A estas situações é atribuído o nome de Regimes Aduaneiros Especiais (RAE). Dentre os mais diversos tipos, neste texto falaremos sobre o RAE que talvez seja o mais utilizado no dia a dia de importadores e exportadores: o Trânsito […]

Logística Internacional na Pandemia: as fases do caos, por Jackson Campos

O leitor que chegou até aqui conseguiu concluir que existe um padrão: entramos sempre no círculo entre correr atrás de um item para combate à Covid-19 e tentar adivinhar qual será o próximo a faltar.

AGL CARGO se associa ao Sindusfarma para fortalecer seu compromisso com o mercado farmacêutico

Sabendo que a Sindusfarma é a principal entidade no setor e que possui um prêmio que avalia quem são os prestadores de serviços alinhados com as exigências da indústria, a AGL Cargo se associou à instituição para ratificar seu compromisso com a segurança dos pacientes que utilizam os medicamentos transportados por ela.

AGL Cargo busca reduzir até 30% no custo logístico consolidando cargas na Europa

“Transparência sempre foi a marca registrada da AGL Cargo e com esse objetivo que lançamos este serviço totalmente qualificado, em conformidade com as RDC 430/20 e 301/19, de ponta a ponta”, afirma Francielle Mantovani, farmacêutica responsável pela qualidade e processos na AGL Cargo.

AGL CARGO transporta mais um avião com IFA para a Brainfarma

AGL Cargo reforçou seu compromisso com a saúde brasileira e sendo uma das pioneiras em oferecer soluções inovadoras ao mercado e desta vez mostrou novamente sua solidez com uma opção de afretamento de aeronave, mais conhecido como charter, justamente para auxiliar os importadores a importarem suas cargas com dinamismo e velocidade.

Como são as boas práticas no transporte internacional de produtos para a saúde?

Entende-se como boa prática, aquilo de mínimo que se pode fazer para que algo seja entregue dentro do aceitável em termos de qualidade. Isso quer dizer que, ainda que não houvesse leis e regras, determinadas empresas seguiriam altos padrões de excelência em seus processos apenas para reforçar seu compromisso com o consumidor final.

O que o Agente de Carga precisa para cotar frete internacional?

Confira nesse texto todas as informações necessárias que um agente de cargas como a AGL Cargo precisa para cotar seu frete internacional o mais rápido possível.

O que é Agente de Cargas no Comércio Exterior?

Entenda nesse artigo o que é um agente de cargas no comércio exterior, sua importância e quais os principais serviços que a AGL Cargo presta.

Seguro de Transporte no Comércio Exterior: quanto custa e do que ele me protege?

O Comércio Exterior nos incentiva planejar passo a passo para que uma operação flua o mais harmoniosamente possível, e um desses passos é a contratação do Seguro de Transporte que, apesar de barato, importante e afetar pouquíssimo na rotina das Importações e Exportações, ainda é tratado como um custo que pode ser economizado e não […]