Indústria farmacêutica: como escolher o melhor operador logístico?

Neste artigo, o objetivo é ajudar os importadores e os exportadores a fazerem a seleção do parceiro ideal no Comércio Exterior, o qual deve agregar valor às necessidades no segmento da indústria farmacêutica.

As empresas atuantes neste nicho de mercado tão sensível e competitivo, por existirem tantos concorrentes, enfrentam diversos desafios. Sendo assim, é fundamental contar com um operador logístico qualificado e com expertise para exercer suas funções com eficiência.

A qualidade dos serviços e a agilidade têm sido prioridade para as empresas, devido ao aumento da demanda que visa uma cadeia eficaz e sustentável.

Dessa forma, é crucial que a escolha do agente de cargas seja feita de forma assertiva para obter uma parceria de sucesso, com altos grau de dedicação e atenção na execução das tarefas.

O que é a indústria farmacêutica?

A indústria farmacêutica é aquela responsável pela produção de medicamentos. Ou seja, sua atividade é licenciada para pesquisar, desenvolver, comercializar e distribuir drogas farmacêuticas.

O final do século XIX e o início do século XX são emblemáticos para as companhias farmacêuticas, que surgiram majoritariamente neste período. Além disso, as principais descobertas do setor ocorreram entre as décadas de 1920 a 1960. Já num passado mais recente a novidade foi o surgimento dos medicamentos genéricos, feito com a mesma fórmula dos medicamentos de marcas registradas.

Diante das adversidades, a logística da indústria farmacêutica vem se desenvolvendo cada dia mais para oferecer sempre o melhor atendimento ao mercado consumidor.

Sobretudo com o segmento dos medicamentos genéricos e os desafios que a pandemia trouxe com o aumento da demanda, elevou-se a competitividade neste setor.

Por meio do operador logístico a interligação com os pares operacionais é feita com eficiência e otimização nos ambientes com grandes restrições. O setor da indústria farmacêutica no Brasil evoluiu bastante, garantindo um lugar no ranking entre os melhores países no mundo, com autogerência no setor.

Os processos logísticos estratégicos de armazenamento e de distribuição na logística farmacêutica têm papel fundamental no processo de gerenciamento da cadeia produtiva, uma vez que mantêm a integridade do produto até que cheguem ao cliente final.

A importância do Operador Logístico na indústria farmacêutica

A produção de medicamentos na indústria farmacêutica vem aumentando consideravelmente. Inclusive por conta da expiração de algumas patentes, o que foi motivo para impulsionar a competitividade.

Em busca de outras formas que possam intensificar a margem eficaz de toda a cadeia produtiva, devido às altas demandas, faz-se necessário que o operador logístico assuma a centralidade das tarefas, que sempre requerem exigências distintas, com um alto nível de excelência no serviço prestado.

A cadeia dos processos operacionais na indústria farmacêutica conta com regulamentações mais rígidas por parte da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o que faz com que a complexidade das tarefas a serem executadas sejam intensificadas.

No cenário atual de concorrência, fomentado por diversos fatores, como a demanda doméstica, elevação da expectativa de vida e os subsídios do Governo ao setor, fazem com que esta cadeia tenha ganhos na sua evolução integrada.

Com foco na movimentação de cargas internacionais na indústria farmacêutica, a busca pelo operador logístico ideal deve estabelecer pontos relevantes, a saber:

Com a crise sanitária, diversos prestadores de serviço no setor se especializaram no mercado, principalmente obtendo licenças e certificações como ponto de partida determinante para as suas operações logísticas.

Dicas para escolher o melhor operador logístico na indústria farmacêutica

A escolha do operador logístico é imprescindível, visto que essa parceira irá lhe auxiliar com as suas demandas de importação e exportação.

O agente de cargas atenderá às suas necessidades com qualidade, a fim de manter a integridade dos produtos e a eficácia da operação logística. Ele é considerado um personagem essencial para o cumprimento dos prazos estabelecidos, além de ser o parceiro apto para elevar o potencial e a eficiência das ações realizadas no setor industrial.

Qualidade na prestação do serviço

O cuidado em se certificar quanto à qualidade na prestação do serviço do profissional com o qual escolherá trabalhar é muito importante. Devido aos desafios e às especificidades da indústria farmacêutica, a seleção do parceiro operacional será um critério que certamente irá influenciar na execução das tarefas demandadas.

Vale ressaltar que é preciso fazer uma análise cuidadosa do seu histórico profissional, para que sejam avaliados os diferenciais, assim como as qualificações apresentadas por outros clientes que já tenham utilizado de seus serviços.

Sem esquecer de avaliar as instalações de armazenamento, necessárias para o acondicionamento dos produtos até o momento da movimentação.

Comunicação

Além de um excepcional serviço prestado, é preciso estabelecer clareza e fluidez na comunicação, pois não basta cumprir todas as legislações sanitárias se a abertura para a troca de informações e soluções não existe.

O foco na comunicação via de mão dupla é fundamental nas interações logísticas entre os pares, simplificando o gerenciamento dos processos com uma integração ágil e segurança na troca de informações sensíveis.

Adequação às legislações sanitárias

No setor da indústria farmacêutica é essencial que as empresas estejam sempre de acordo com as legislações sanitárias, junto de seus agentes de carga.

Este ponto merece atenção diferenciada, pois existe uma maior compreensão referente ao âmbito legal, dada a relevância do cumprimento dos padrões para não pôr em risco a saúde da população no consumo dos medicamentos.

Assim, aconselha-se evitar não conformidades que podem levar a sua indústria ao fracasso perante a concorrência.

Gerenciamento de risco

Com o avanço da tecnologia é possível efetuar o monitoramento das mercadorias com maior eficácia, sobretudo sua localização e o estado do produto.

Dessa maneira, a solução de um possível contratempo é agilizada, evitando atrasos, desvios de medicamentos e assegurando o cumprimento de todas as etapas e dos prazos de entrega.

Logística integrada

Por fim, um dos principais objetivos da logística integrada na indústria farmacêutica é fazer a integração de práticas dos processos gerenciais e operacionais. Isso é resultado da demanda na otimização das ações, principalmente com o aumento da competitividade e das exigências dos clientes.

Ademais, a logística exerce papel fundamental na rotina das empresas, além de oferecer vantagens diversas aos procedimentos, como:

A AGL é especialista em transportes para o mercado farmacêutico

A AGL Cargo inaugurou o Hub AGL/CSsafe de contêineres ativos no dia 18 de fevereiro 2022, na cidade de Anápolis (GO). Este é considerado o maior polo farmoquímico do Brasil, com mais de 20 empresas do setor farmacêutico e 17 indústrias do setor químico.

O Hub está voltado para a movimentação de contêineres refrigerados no modal aéreo, com equipamentos para movimentação de medicamentos complexos e biológicos.

Antes do Hub existir, os clientes precisavam ir até Guarulhos para buscar os contêineres de movimentação das cargas, para em seguida devolverem na mesma cidade. Agora há a disponibilidade de contêineres na cidade de Anápolis, proporcionando mais agilidade.

Entre em contato com os especialistas da AGL para saber mais sobre essa facilidade e garantir a melhor logística para os seus produtos da indústria farmacêutica.

Mais notícias

A consultoria logística na indústria de automóveis! Conte com a AGL Cargo

Você sabia que o Brasil é o sexto maior mercado de veículos do mundo? A indústria automotiva possui uma enorme importância no país, tanto que representa cerca de 23% do PIB industrial. Por conta de sua complexa rede de produção, o segmento automotivo também movimenta toda uma cadeia produtiva relacionada a maquinários, equipamentos eletrônicos, tecnologias […]

Principais notícias de Comex no mês de junho!

Confira as principais notícias dos últimos dias referentes a comércio exterior e logística internacional. Alerta de greve interrompe atividades em portos alemães O sindicato Verdi iniciou uma greve de alerta que afetou portos importantes na Alemanha, como Hamburgo, Bremen, Bremerhaven, Brake e Emden. Trabalhadores dos terminais portuários interromperam suas operações por cerca de um dia, […]

O que é AOG e como funciona?

A aviação de carga desempenha um papel vital no comércio global há décadas, evoluindo constantemente para atender à crescente demanda por entregas rápidas e confiáveis entre países e continentes. Desde o uso pioneiro de dirigíveis e hidroaviões nas primeiras décadas do século 20 até as atuais frotas inteiras de cargueiros avançados, o setor expandiu e […]

Como a escolha do INCOTERM afeta as suas importações?

No momento da negociação com um fornecedor internacional para importar um produto, uma das etapas cruciais é a definição do Incoterm. Dominar o que este nome significa e entender suas diversas siglas é indispensável para que o importador possa realizar uma compra adequada, já que esses termos estabelecem responsabilidades específicas envolvendo aspectos logísticos, aduaneiros e […]