Há cerca de um mês o Ministério da Saúde (MS) posicionou-se formalmente sobre o fim do estado de emergência de saúde pública nacional por causa da Covid-19, instaurado em fevereiro de 2020.
Este estado de emergência, que é uma medida sanitária, foi determinado com a finalidade de diminuir a burocracia na contratação de profissionais de saúde, contratação de serviços e aquisição de bens sem licitação.
Além disso, foi autorizada a importação de inúmeros produtos sem o registro na ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Estima-se que várias medidas impostas no início da pandemia tenham fim a partir da decisão do MS, mas não a pandemia em si – uma vez que essa responsabilidade é da OMS (Organização Mundial da Saúde).
Em seguida vamos entender os impactos que o fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional relacionada à Covid-19 significa para a Indústria Farmacêutica, o Comércio Exterior e a população no geral.
A ESPIN (Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional) é o nível máximo de risco de uma doença no Brasil. Para o caso da Covid-19 ela entrou em vigor em fevereiro de 2020, poucos dias depois da OMS declarar emergência internacional de saúde pública.
Esta norma permitiu que o Governo Federal, os governos estaduais e municipais tomassem uma série de medidas como, por exemplo, a autorização emergencial para vacinas e o uso obrigatório das máscaras.
Vale lembrar que a OMS, ao contrário do Ministério da Saúde do Brasil, ainda não reavaliou nem se posicionou sobre a situação de emergência internacional.
Em síntese, não há um prazo para este feito e cada país tem a liberdade de decidir sobre a sua situação, baseado na circunstância epidemiológica do seu território.
O Ministério da Saúde considerou primordialmente três fatores para a extinção da ESPIN:
E, de fato, ter cerca de 73% da população vacinada foi fundamental para decretar o fim da ESPIN.
Com a extinção da ESPIN, um dos órgãos anuentes mais afetados é a ANVISA, que tinha a liberdade de conceder autorizações de uso emergencial para medicamentos e vacinas.
No entanto, o Ministério da Saúde enviou um ofício à agência reguladora pedindo a extensão do prazo em até um ano após o término da crise sanitária para os medicamentos e vacinas relacionados à Covid-19, bem como a autorização para importação de insumos para combate ao coronavírus.
A pasta também pediu à ANVISA que aumente o prazo de vigência para normas ligadas à realização de testes de diagnóstico da doença em farmácias, visto que atualmente estão associadas ao estado de emergência.
Neste período, a ANVISA prorroga a validade de normas implementadas durante a situação de emergência em saúde pública, a fim de evitar impactos negativos no combate à pandemia.
Na última quinta-feira (12/05), a Diretoria Colegiada da ANVISA aprovou uma resolução que determina as medidas de transição em relação às normas editadas especificamente para o combate à pandemia de Covid-19 durante a ESPIN.
Portanto , dezoito das normas aprovadas neste período serão prorrogadas até 23 de maio de 2023 visando não causar impactos na política de combate à Covid-19. Desta forma, mantém-se em primeiro lugar a promoção da saúde pública.
A decisão terá vigência a partir do próximo dia 22 de maio, na mesma data que entra em vigor a Portaria GM/MS 913, de 22 de abril de 2022, que então declarou o encerramento da ESPIN.
Do mesmo modo, os atos normativos relacionados ao uso emergencial em caráter experimental e temporário de medicamentos ou vacinas contra a Covid-19 já autorizados pela ANVISA terão sua validade prorrogada, podendo, inclusive, ser ampliada.
Ademais, serão prorrogadas as regulamentações que tratam de autorização de utilização excepcional de medicamentos, priorização na avaliação de pesquisas clínicas, registros de vacinas, testes diagnósticos e medicamentos indicados para o tratamento do coronavírus.
Portanto, as Resoluções da Diretoria Colegiada (RDC) que se mantém são:
Esta RDC estende, temporariamente, as quantidades máximas de medicamentos sujeitos a controle especial permitidas em Notificações de Receita e Receitas de Controle Especial e permite, da mesma forma, a entrega remota definida por programa público específico e a entrega em domicílio de medicamentos sujeitos a controle especial, em virtude da ESPIN relacionada ao novo coronavírus (Sars-CoV-2).
Elas suspendem os efeitos da RDC 302/2005, em caráter temporário e excepcional, para os Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária que irão realizar análises para o diagnóstico de Covid-19.
Altera o artigo 29 da RDC 72/2009, que dispõe sobre o Regulamento Técnico que visa a promoção da saúde nos portos de controle sanitário instalados em território nacional, e embarcações que por eles transitem.
Ela que autoriza, em caráter temporário e excepcional, a utilização de testes rápidos (ensaios imunocromatográficos) para a Covid-19 em farmácias e suspende os efeitos do §2º do art. 69 e do art. 70 da RDC 44/2009.
Dispõe sobre a inclusão temporária de procedimentos de emissão de certificado sanitário por análise documental, anteriormente regulamentado na RDC 72/2009, às embarcações.
Ela que define os critérios e procedimentos extraordinários para a aplicação de excepcionalidades a requisitos específicos de rotulagem e bulas de medicamentos.
Ela que estabelece a abertura temporária de pontos de entrada e saída de substâncias sujeitas a controle especial.
Define novos critérios e procedimentos extraordinários para tratamento de petições de registro e mudanças pós-registro de medicamentos e produtos biológicos.
Estabelece a dispensa de registro e da autorização de uso emergencial e os procedimentos para importação e monitoramento das vacinas contra a Covid-19 adquiridas pelo Ministério da Saúde, no âmbito do Covax Facility.
Dispõe sobre proibições para as importações realizadas por pessoa física para uso próprio por quaisquer modalidades de importação durante a pandemia.
Dispõe sobre a apreciação e a deliberação de recursos administrativos, em última instância, por meio de circuito deliberativo.
Estabelece procedimentos excepcionais e temporários para importação das vacinas contra a Covid-19 regularizadas na ANVISA e seus insumos.
Dispõe de forma extraordinária e temporária sobre a submissão contínua de dossiês de desenvolvimento clínico de vacinas contra a Covid-19 pelas universidades públicas brasileiras ou instituições com financiamento público.
Dispõe, de forma extraordinária e temporária, sobre a permissão de uso dos medicamentos e produtos biológicos utilizados no tratamento e prevenção da Covid-19, provenientes do estoque remanescente dos ensaios clínicos conduzidos ou em andamento no Brasil.
Altera a RDC 9/2015, que aprova o regulamento para a realização de ensaios clínicos com medicamentos no Brasil.
Dispõe sobre os requisitos sanitários para o embarque, desembarque e transporte de viajantes em embarcações de cruzeiros marítimos localizadas em águas jurisdicionais brasileiras, incluindo aquelas com viajantes provenientes de outros países.
Dispõe sobre as medidas sanitárias para a operação e para o embarque e desembarque de plataformas situadas em águas jurisdicionais brasileiras, assim como embarcações de carga.
Dispõe sobre a análise simplificada de petições de anuência em processo de pesquisa clínica, modificações de Dossiê de Desenvolvimento Clínico de Medicamento (DDCM), emenda substancial ao protocolo clínico e anuência em processo de DDCM referente ao Dossiê do Medicamento Experimental.
Além disso, esta RDC prorrogou (por um prazo menor de 180 dias a partir da entrada em vigor) a RDC 606/2022 que define os critérios e os procedimentos extraordinários e temporários para a certificação de boas práticas de fabricação para fins de registro e alterações pós-registro de insumo farmacêutico ativo, medicamento e produtos para saúde em virtude da emergência de saúde pública internacional causada pelo novo coronavírus.
A Diretoria Colegiada da ANVISA revogou diversos atos normativos publicados pela Agência durante a ESPIN.
Trata-se de 28 normas revogadas e de duas normas com revogação parcial, sem que tenham sido identificados impactos significativos à atuação da ANVISA, a saber, as RDCs:
A AGL Cargo é especialista no transporte internacional de produtos para a indústria farmacêutica.
Além de possuir a certificação OEA-S, é certificada com a WCA Pharma, que determina que seus membros operam no mais alto padrão ao encarregar-se dos produtos farmacêuticos.
Comprometida com a melhoria da logística, a AGL inaugurou há alguns meses o Hub AGL/CSsafe em Anápolis (GO), segundo maior polo farmoquímico do Brasil.
O Hub é voltado para a movimentação de contêineres refrigerados no modal aéreo, uma vez que tais equipamentos são usados no transporte de medicamentos complexos e biológicos, por exemplo, insulina e vacinas contra a Covid-19.
Antes da AGL/CSsafe os clientes precisavam ir até Guarulhos para poder buscar os contêineres para exportação ou nas importações para Anápolis, bem como devolvê-los.
No entanto, já se encontra disponível um estoque no Hub para que os clientes de Anápolis e região usufruam dessa facilidade.
Mais agilidade e conforto logístico para os clientes AGL Cargo conectarem seus negócios com o mundo.
Se a sua empresa possui operações recorrentes de importação ou exportação, invariavelmente já deve ter ouvido falar nos famosos blank sailing, correto?
Entenda neste texto o que é logística internacional, quais são as principais atividades de um agente de cargas e a sua importância nesse contexto.
Conheça o conceito da Logística 4.0, seu objetivo, os desafios, as tecnologias, os benefícios e como a sua empresa deve se preparar para essa realidade.
Entenda o que é uma carga perecível, quais são as condições e restrições para o seu transporte, como funciona o transporte aéreo e as suas vantagens.
Neste texto sobre desembaraço aduaneiro, falamos de: o que é, diferença entre despacho e desembaraço, documentos necessários, modalidades etc.
Neste texto sobre Logística de Commodities, falamos de: o que são commodities, como funciona a logística e a importância de ela ser integrada etc.
Neste texto sobre indústria farmacêutica, falamos de: O que é, a importância do Operador Logístico na indústria farmacêutica etc.
Neste texto sobre embalagens para exportação, falamos de: O que são, quais os tipos, suas regras e seus padrões, transporte etc.
Neste texto sobre transporte de baterias, falamos de: Transporte de Baterias: por que é considerado extremamente perigoso, Enquadramento ONU etc.
Neste texto sobre parcerias comerciais no Comércio Exterior, falamos de: o que são parcerias comerciais no Comércio Exterior e qual sua importância etc.
Neste texto sobre certificação OEA, falamos de: O que é o programa de Certificação OEA, quais são os tipos, qual é a importância etc.
Neste texto sobre Licença de Importação, falamos de: O que é, quais são os tipos, para o que serve, como saber se um produto precisa de uma etc.
Neste texto sobre embalagens de madeira, falamos de: qual o objetivo da normatização das embalagens de madeira, principais aspectos da normatização etc.
Há cerca de um mês o Ministério da Saúde (MS) posicionou-se formalmente sobre o fim do estado de emergência de saúde pública nacional por causa da Covid-19, instaurado em fevereiro de 2020. Este estado de emergência, que é uma medida sanitária, foi determinado com a finalidade de diminuir a burocracia na contratação de profissionais de […]
Hoje daremos continuidade aos termos do transporte rodoviário com a segunda parte de mais um texto da série “termos que você precisa saber”, assim destinado para quem trabalha como agente de carga nas importações e nas exportações do Comércio Exterior. Glossário dos termos de transporte rodoviário Antes de tudo, para uma melhor organização, o texto […]
Este texto traz a importância estratégica da logística aérea para o Brasil a fim de que a infraestrutura no Comércio Exterior funcione de forma adequada. Por esse motivo, é interessante que tanto as empresas importadoras e exportadoras, quanto os profissionais que atuam no Comércio Exterior, conheçam bem os detalhes dessa logística para entender melhor sobre […]
A logística empresarial é responsável por etapas essenciais, por ser a área que planeja e executa a movimentação de cargas nas importações e nas exportações. Por outro lado, o segmento da logística automotiva separa, prepara e despacha pedidos de maneira ampla, sempre atento à continuidade na linha de produção. Então, para atender tantas exigências é […]
O Agente de Cargas tem uma importância enorme no Comércio Exterior, pois é por meio dele que os embarques acontecem. Muitas vezes problemas que se tornariam uma grande dor de cabeça para os importadores ou exportadores são solucionados sem estes ao menos saberem. Embora muitos não os creditem pela eficiência em seus embarques, são eles […]
Você sabe dizer quais são os maiores armadores de carga do mundo? Além disso, sabe qual o tamanho da capacidade deles no Comércio Exterior? Sabia que eles fazem parcerias e alianças a fim de se apresentarem mais competitivos ao mercado? Por isso, se este é um assunto que você não domina, saiba que está no […]
Você sabe quais são os principais termos do transporte aéreo? Esse texto faz parte de nossa série sobre termos do transporte, na qual já abordamos outros modais anteriormente, por isso hoje você vai conhecer aqueles utilizados no transporte aéreo. O modal aéreo oferece inúmeras vantagens no frete de uma mercadoria, tanto de um país para […]
Você com certeza já ouviu falar sobre esse assunto, mas afinal o que é Carga Perigosa e no que isso influencia em seu transporte? Este é um tema que gera muitas dúvidas para o importador ou exportador, principalmente para aquele que está começando a trabalhar com esse tipo de produto. E por esse motivo vamos […]
Dois tipos de importação em um universo com n possibilidades: como escolher entre aéreo e LCL é uma dúvida recorrente para quem é importador. Fazer o corte entre essas opções e saber os prós e contras de cada uma pode proporcionar uma economia de custos, não só financeiro, mas também de tempo (agilidade e rapidez […]
O transporte marítimo é a principal forma de transporte utilizada no Comércio Exterior. Quem trabalha na área conhece toda a conversa dos contêineres, navios, portos, rolagens e tudo o mais que faz parte do jargão profissional. Para quem ainda não sabe muito sobre o assunto, nunca é tarde para aprender! Por isso, voltamos com o […]
Você trabalha com Comércio Exterior? Então você precisa conhecer os termos do Conhecimento de Embarque. Se você está entrando agora nessa área, já fique sabendo que “Conhecimento de Embarque” não significa toda a sabedoria acumulada que alguém possui a respeito de logística. Na verdade, esse é o nome de um dos documentos mais importantes de […]
Primeiramente, no mundo da logística internacional, o transporte aéreo é a melhor opção para quem deseja rapidez e segurança no deslocamento de cargas que estão a milhares de quilômetros de distância. Mas não é o bastante: para quem pretende operar nesse modal com segurança é fundamental atuar em conjunto com um agente de carga IATA. […]
O transporte rodoviário no Comércio Exterior é aquele que movimenta cargas pelas rodovias nacionais e internacionais por meio da utilização de veículos automotores com tamanhos e capacidades variadas, conforme o tipo e a pesagem da mercadoria a ser transportada. Esse modal tem suas vantagens particulares perante os demais tipos de transporte, pois é muito recomendado para transportar […]
Este texto da série “termos do transporte que você precisa saber” traz o significado dos termos essenciais do transporte rodoviário para agentes de cargas que trabalham tanto com importadores quanto com exportadores nas movimentações do Comércio Exterior. Assim como em todos os segmentos, os termos e siglas específicos nos transportes também são importantes para muitos […]
Você com certeza já ouviu falar sobre esse assunto, mas afinal o que é Carga Perigosa e no que isso influencia em seu transporte? Este é um tema que gera muitas dúvidas para o importador ou exportador, principalmente para aquele que está começando a trabalhar com esse tipo de produto. E por esse motivo vamos […]
Como aplicar melhoria contínua no Comércio Exterior? Assim como a linha de produção de uma fábrica, cada etapa de um processo de importação ou exportação precisa ser executada de forma precisa, a fim de garantir o cumprimento de prazos e excelência na etapa seguinte. Para que isso aconteça podemos aplicar os conceitos da melhoria contínua […]
O draft do BL existe para que o BL, apelido do Bill of Lading (o Conhecimento de Embarque), seja emitido. Este é um dos documentos mais importantes nas operações de importação e exportação, pois é ele que define quem tem a posse do material embarcado, o valor da operação do transporte, o que está sendo […]
Se tem algo que a pandemia de covid-19 fez foi diminuir a oferta de serviços de transporte nos modais aéreos e marítimos de qualquer lugar do mundo. Com o acúmulo de cargas desde meados de 2020 pelo mundo precisando ser escoadas, a volta à normalidade dos serviços não acontecerá antes de 2024, afirmam especialistas. Com a diminuição […]
O tempo de liberação aduaneira é fator determinante para uma operação bem-sucedida e viavelmente econômica.
Quanto mais rápida uma carga for liberada pela alfândega, menores serão os custos, por este motivo, os especialistas da AGL Cargo, lançaram uma modalidade de serviço de desembaraço aduaneiro baseado em tempo de liberação aduaneira.
Quem não se lembra dos emblemáticos casos do Maersk Londrina em 2015 ou do recente acontecimento relacionado ao navio Ever Given no Canal de Suez em 2021? Situações extraordinárias nas quais a ação humana é necessária para manter a segurança do navio e suas cargas: é aí que a Avaria Grossa se faz presente. Vamos […]
O Brasil tem grandes indústrias cujos segmentos variam desde grandes fábricas de automóveis e fábricas de aviões a usinas hidrelétricas, refinarias, plataformas petrolíferas, usinas eólicas e centenas de outros setores. Em comum, todas elas demandam grandes equipamentos ou peças de grandes dimensões para seu funcionamento, características da Carga Projeto. Trata-se de uma modalidade de transporte […]
No Comércio Exterior, seja a nível nacional ou mundial, muitos são os tipos de configuração de operação, tanto na importação quanto na exportação. Uma delas é a importação LCL. E para a modalidade marítima existe uma diferenciação bem clara entre cargas inteiras e cargas fracionadas. Neste texto abordaremos conceitos e maneiras de trabalhar com as […]
Primeiramente no Comércio Exterior brasileiro existem algumas alternativas de atendimento diferenciado às cargas importadas ou exportadas. A estas situações é atribuído o nome de Regimes Aduaneiros Especiais (RAE). Dentre os mais diversos tipos, neste texto falaremos sobre o RAE que talvez seja o mais utilizado no dia a dia de importadores e exportadores: o Trânsito […]
O leitor que chegou até aqui conseguiu concluir que existe um padrão: entramos sempre no círculo entre correr atrás de um item para combate à Covid-19 e tentar adivinhar qual será o próximo a faltar.
Sabendo que a Sindusfarma é a principal entidade no setor e que possui um prêmio que avalia quem são os prestadores de serviços alinhados com as exigências da indústria, a AGL Cargo se associou à instituição para ratificar seu compromisso com a segurança dos pacientes que utilizam os medicamentos transportados por ela.
“Transparência sempre foi a marca registrada da AGL Cargo e com esse objetivo que lançamos este serviço totalmente qualificado, em conformidade com as RDC 430/20 e 301/19, de ponta a ponta”, afirma Francielle Mantovani, farmacêutica responsável pela qualidade e processos na AGL Cargo.
AGL Cargo reforçou seu compromisso com a saúde brasileira e sendo uma das pioneiras em oferecer soluções inovadoras ao mercado e desta vez mostrou novamente sua solidez com uma opção de afretamento de aeronave, mais conhecido como charter, justamente para auxiliar os importadores a importarem suas cargas com dinamismo e velocidade.
Entende-se como boa prática, aquilo de mínimo que se pode fazer para que algo seja entregue dentro do aceitável em termos de qualidade. Isso quer dizer que, ainda que não houvesse leis e regras, determinadas empresas seguiriam altos padrões de excelência em seus processos apenas para reforçar seu compromisso com o consumidor final.
Confira nesse texto todas as informações necessárias que um agente de cargas como a AGL Cargo precisa para cotar seu frete internacional o mais rápido possível.
Entenda nesse artigo o que é um agente de cargas no comércio exterior, sua importância e quais os principais serviços que a AGL Cargo presta.
O Comércio Exterior nos incentiva planejar passo a passo para que uma operação flua o mais harmoniosamente possível, e um desses passos é a contratação do Seguro de Transporte que, apesar de barato, importante e afetar pouquíssimo na rotina das Importações e Exportações, ainda é tratado como um custo que pode ser economizado e não […]