Os certificados da IATA, OEA e GDP são evidências da excelência em logística internacional que a AGL Cargo possui.

AGL Cargo foi fundada em 2005 e desde então vem conectando os negócios de nossos clientes com o mundo.

Nossa atuação engloba o transporte de cargas nos modais marítimo, rodoviário e aéreo, e também serviços de armazenagem, seguro de cargas e desembaraço aduaneiro, oferecendo assim aos nossos clientes uma logística de ponta a ponta, que centraliza as operações.

Sempre buscamos um alinhamento com as melhores práticas do mercado, que atestem nossa competência e nos possibilitem oferecer mais aos nossos clientes, dessa forma, possuímos certificações que demonstram nosso compromisso com a qualidade, eficiência e segurança.

Quer entender quais são essas certificações, o que elas significam e o que agregam em nossas operações? Então confira abaixo!

IATA

A IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo) é uma organização internacional que tem como objetivo representar e liderar a indústria da aviação, hoje conta com cerca de 320 companhias aéreas membros, que abrangem cerca de 83% do tráfego global de voos, e diversos agentes de cargas que buscam cooperar com esta organização.

Para obter a certificação IATA, a empresa deve atender a determinados critérios, como demonstrar competência e conhecimento no gerenciamento de cargas no modal aéreo, ter uma equipe treinada para lidar com produtos perigosos, demonstrar capacidade financeira, e que adere a todas as regulamentações e práticas que o aferem ser um membro capaz e confiável para lidar com o transporte aéreo.

As vantagens relacionadas a certificação incluem a visibilidade como uma empresa competente no transporte aéreo, maior facilitação nas transações financeiras com as cias aéreas e na construção de melhores parcerias comerciais com as mesmas, que resulta na possibilidade de oferecer melhores negociações de fretes aos clientes.

Uma empresa com este selo seguramente também está atualizada quanto às tendências e melhores oportunidades do transporte aéreo, podendo guiar seus clientes e parceiros comerciais nas decisões de seus negócios que envolvam este modal.

OEA

Operador Econômico Autorizado (OEA) é uma certificação concedida a empresas que atuam no comércio exterior e que queiram fazer parte do Programa OEA, por meio desta certificação, a empresa é reconhecida como um parceiro estratégico e um operador de baixo risco perante a Receita Federal (RF).

O selo é obtido após a análise e aprovação da RF, no qual a organização deve comprovar determinados requisitos e critérios do programa, e caso positivo, terá benefícios perante a aduana brasileira, que promovem uma maior agilidade nas operações logísticas e previsibilidade nos fluxos das cargas.

Algumas medidas para agentes de cargas que possuem o selo, incluem: o controle de acesso físico na empresa, segurança nas instalações e nos dados e gerenciamento dos riscos que envolvem parceiros comerciais. No âmbito logístico, a certificação visa principalmente combater crimes como tráfico internacional de armas e drogas.

As empresas, após receberem o selo OEA, continuamente devem manter o alinhamento com as regras do Programa, além de haver a necessidade de renovar a certificação periodicamente.

Esta certificação aponta que a AGL Cargo segue os melhores padrões de segurança e conformidade, trazendo uma maior previsibilidade nas operações, capacidade de gerenciar riscos e confiança para nossos clientes.

GDP

A certificação GDP (Good Distribution Practices, em português Boas Práticas de Distribuição) é concedida a empresas do setor logístico que trabalham para a indústria farmacêutica.

Este selo confere que a empresa atende os requisitos necessários para exercer os serviços logísticos de armazenagem e transporte de medicamentos. Um segmento de extrema importância, pois afeta diretamente a saúde pública.

Erros na logística podem ocasionar escassez e atrasos, o que pode levar a problemas sérios na área da saúde. Além disso, o selo GDP auxilia para a rastreabilidade dos produtos, fator importante caso haja algum problema ou incidente que afete a qualidade do medicamento.

As condições de temperatura, monitoramento e embalagens adequadas que protegem a mercadoria, são pontos fundamentais quando se trata de transporte de produtos farmacêuticos.

Dessa forma, a carga mantém sua qualidade e integridade na cadeia logística, chegando ao consumidor em segurança para consumo.

Na AGL Cargo estamos alinhados com as diretrizes GDP para oferecer aos nossos clientes as melhores práticas para o transporte de medicamentos.

Considerações finais

As certificações que trouxemos neste artigo são um indicador que atestam a competência da AGL Cargo para atuar na logística internacional, com ênfase na segurança e conformidade.

Além disso, os selos também elevam o padrão das empresas que atuam na logística, promovendo a excelência para todos.

É importante que nossos clientes, parceiros e fornecedores tenham confiança nas atividades que desenvolvemos.

AGL Cargo pode promover a melhora nas operações logísticas de importação e exportação de sua empresa, trazendo mais eficiência, qualidade e custo competitivos para a cadeia de suprimentos, além de atender às suas necessidades específicas por meio de soluções personalizadas.

Entre em contato com nossos especialistas e solicite uma cotação, temos a certeza que podemos fazer muito por você!

Mais notícias

O que é AOG e como funciona?

A aviação de carga desempenha um papel vital no comércio global há décadas, evoluindo constantemente para atender à crescente demanda por entregas rápidas e confiáveis entre países e continentes. Desde o uso pioneiro de dirigíveis e hidroaviões nas primeiras décadas do século 20 até as atuais frotas inteiras de cargueiros avançados, o setor expandiu e […]

Como a escolha do INCOTERM afeta as suas importações?

No momento da negociação com um fornecedor internacional para importar um produto, uma das etapas cruciais é a definição do Incoterm. Dominar o que este nome significa e entender suas diversas siglas é indispensável para que o importador possa realizar uma compra adequada, já que esses termos estabelecem responsabilidades específicas envolvendo aspectos logísticos, aduaneiros e […]

Como funciona a logística no transporte de vacinas

Sabemos que as vacinas são fundamentais para a saúde pública, especialmente após a pandemia que experienciamos. A logística também é um importante componente da indústria farmacêutica, pois permite que as vacinas cheguem ao seu destino mantendo a qualidade do produto. O transporte de vacinas, principalmente na logística internacional, é um processo complexo que envolve várias […]

Os certificados da IATA, OEA e GDP são evidências da excelência em logística internacional que a AGL Cargo possui.

A AGL Cargo foi fundada em 2005 e desde então vem conectando os negócios de nossos clientes com o mundo. Nossa atuação engloba o transporte de cargas nos modais marítimo, rodoviário e aéreo, e também serviços de armazenagem, seguro de cargas e desembaraço aduaneiro, oferecendo assim aos nossos clientes uma logística de ponta a ponta, que centraliza […]