O transporte aéreo permite o deslocamento de cargas em questão de dias. Essa alternativa se iniciou por meio de aviões cargueiros de bombardeiros militares e com o passar dos anos houve o desenvolvimento para que pudesse ser utilizado em transporte de bens e materiais de maneira emergente.
Atualmente, as companhias aéreas possuem aeronaves com mais autonomia e capacidade, tornando o segmento fundamental na cadeia logística mundial.
Este artigo destaca os principais benefícios do frete aéreo, os produtos que preferencialmente devem ser transportados pelo modal e como viabilizar o envio de uma ampla variedade de itens pelo ar.
Surgido após a 2ª Guerra para necessidades militares, o transporte aéreo de cargas se expandiu com o avanço da tecnologia de aviação. Segundo dados oficiais da IATA (Associação Internacional de Transportes Aéreos), US$ 6 trilhões em produtos trafegam anualmente nos céus, representando 35% do valor total do comércio global. Isso porque, o frete aéreo possibilita o transporte com rapidez e confiabilidade frente ao transporte marítimo e rodoviário.
A velocidade e segurança são as principais vantagens logísticas que tornaram o frete aéreo uma opção para abastecer fluxos industriais e de consumo com intolerância a atrasos. Desde eletrônicos a medicamentos e alimentos frescos, a demanda por disponibilidade imediata impulsiona ano a ano esse setor capaz de prover agilidade.
A consolidação de carga aérea pode gerar economias significativas de custos ao agregar mercadorias de diferentes empresas em um único embarque.
Como funciona a consolidação de carga aérea e marítima?
Enquanto navios e caminhões levam semanas, o transporte aéreo entrega em poucos dias, o que é essencial para itens como medicamentos, frutos do mar e flores, por exemplo, produtos que precisam chegar rápido ao destino para não perderem a qualidade.
O frete aéreo tem capacidade logística para transportar com segurança e eficiência uma ampla gama de produtos, de eletrônicos sensíveis a animais vivos, independentemente da especificidade. Essa versatilidade única é muito valorizada.
Ao agregar diferentes mercadorias em volumes maiores, os custos totais da logística aérea são diluídos, permitindo taxas até 80% menores em embarques consolidados do que enviados de forma fracionada. Esse ganho financeiro é mais uma vantagem.
As classificações mais recentes indicam que dispositivos eletrônicos portáteis, frutas e legumes fora de temporada local, peças mecânicas essenciais para linhas de montagem e suprimentos médicos estão entre os itens mais despachados a bordo de aviões de carga.
Leia também: Gestão logística internacional: a eficiência do seu processo de ponta a ponta
Em todos os casos, existem benefícios significantemente ao utilizar o transporte aéreo se comparado com as alternativas terrestres ou marítimas, especialmente pela velocidade de entrega em dias ao invés de semanas, além da capacidade única desse modal de trafegar desde cargas leves até bastante volumosas ou sensíveis.
Caso sua empresa precisa urgentemente enviar produtos de alto valor para o exterior ou trazer insumos essenciais de outros países com agilidade impecável, contratar consolidação de carga aérea pode ser uma excelente opção a considerar, dadas suas vantagens financeiras e operacionais.
A AGL Cargo é uma empresa especializada em soluções logísticas completas para operações de comércio exterior.
Com profissionais experientes, a AGL Cargo atende desafios de diversos segmentos quando o assunto é importação e exportação. Por isso, desenvolveu uma gama de serviços alinhada às reais necessidades do mercado.
Ao combinar cargas de várias empresas e compartilhar custos, os embarques consolidados proporcionam melhor custo-benefício no envio de itens que devem chegar rapidamente ao destino, como perecíveis, ou que precisam de cuidado especial durante a rota, como animais vivos.
Entre em contato!
O Brasil ocupa atualmente a 8ª posição no ranking mundial de produção de veículos, um posto que havia sido perdido em 2023, mas reconquistado em 2024. O setor automotivo é uma das forças econômicas do país. Além de gerar mais de um milhão de empregos, movimentar uma longa cadeia produtiva especializada também contribui, de forma […]
O setor automotivo faz parte do comércio internacional, e por se tratar de um pilar da economia global, esse setor se torna alvo de inovações ao redor do mundo. Além disso, a indústria automotiva, em busca de uma melhor competitividade, tem sua cadeia de fornecedores em vários países, transformando a logística em um ponto chave […]
A produção de qualquer medicamento envolve o uso de princípios ativos, que são as substâncias responsáveis por promover a ação do produto no organismo. No Brasil, uma grande parte destes fármacos são importados, fazendo com que a logística internacional seja um aspecto relevante para muitas empresas farmacêuticas que realizam importações. Por conta da especialização dos […]
A indústria química brasileira, em 2021, representou 3,1% sobre o PIB total do país. Em relação à sua participação na indústria de transformação, ficou em terceiro lugar, apenas atrás de alimentos e bebidas e de produtos derivados do petróleo. Mesmo sendo o Brasil dependente do exterior quando se trata de produtos químicos, o processo de […]