A Logística 4.0 é uma expressão que vem ganhando destaque no Comércio Exterior, pois tem como base a aplicação de recursos tecnológicos para a otimização dos processos logísticos, proporcionando maior velocidade e redução nos custos.
Assim, se torna uma ferramenta estratégica para a melhoria na execução das tarefas operacionais, com grande influência da digitalização e da automação.
Muito elementos estão presentes nessa evolução, como centros de distribuição e Supply Chain com processos automatizados e inteligentes.
Para você compreender mais sobre esse processo e entender para que serve e qual é a sua importância, preparamos este texto para lhe guiar sobre o conceito e as suas características.
A Logística 4.0 está pautada nas diretrizes da Indústria 4.0, que utiliza a tecnologia em favor de um sistema produtivo eficiente e automatizado para as empresas, a fim de que se transformem em processos coesos e com maior visibilidade.
Otimizando as operações logísticas, tem como essência tratar da combinação dos princípios que sempre foram utilizados com um conjunto de componentes tecnológicos diferenciados.
Com isso, o seu funcionamento em rede permite uma maior produtividade e cria um fluxo de abastecimento automatizado.
Dessa maneira, modernizam o ecossistema operacional, oferecendo aos players da cadeia de abastecimento mais visibilidade para programar o transporte das mercadorias e realizar as demais tarefas de forma otimizada.
O principal objetivo da Logística 4.0 é revolucionar a operação de estoque com o uso da tecnologia, que capacita e melhora o fluxo de matérias-primas, produtos semiacabados e acabados, com o intuito de atender com excelência às necessidades dos clientes finais.
Busca também implementar com profundidade a automação das empresas para que suas diferentes áreas consigam se comunicar de forma concisa, aprimorando o fluxo de materiais nos processos de entrada e de saída, por meio de recursos inteligentes.
Assim, auxilia a logística operacional com a flexibilização de modelos de negócio e de processos, com relação à melhoria contínua que acontece no relacionamento entre a empresa e seus parceiros.
Um dos principais desafios da Logística 4.0 está relacionado à adoção da tecnologia na base operacional, como uma nova cultura empresarial.
As otimizações exigem uma adequação às transformações tecnológicas para tornar a logística operacional mais rápida e eficiente, tanto na elaboração de processos como no seu monitoramento – que será feito de forma diferenciada.
Uma vez que toda mudança gera um “caos” no início de sua implementação, com as tecnologias da Logística 4.0 não seria diferente.
Nessa jornada, as informações e os dados são a chave para o sucesso operacional das empresas, assumindo as responsabilidades pela nova configuração adquirida.
Isso porque ajudam os gestores nas tomadas de decisão, possibilitando um planejamento que se ajusta a falhas e imprevistos.
Na Logística 4.0 a integração tecnológica entre os processos logísticos funciona com o propósito de aproveitar todo o potencial da automação para revolucionar as operações.
O funcionamento dos processos em rede, dentro e fora da empresa, até o controle descentralizado das operações, ligam todos os pontos essenciais pela tecnologia empregada, com sistemas e dispositivos inteligentes.
No funcionamento da cadeia logística a concentração de tecnologias inovadoras e integradoras centraliza uma quantidade de dados ricos, os quais preveem resultados que melhoram as várias camadas de serviços, com qualidade, flexibilidade e confiabilidade.
Com a modernização da logística, a IoT (Internet of Things) tem muita relevância, sobretudo nos trabalhos que realiza para as empresas. Sua principal função é a conexão de vários equipamentos que são utilizados diariamente por meio da internet.
Dessa forma, as máquinas aumentam a produtividade e reduzem custos e riscos, executando os trabalhos de maneira automatizada.
A IA tem a capacidade de possibilitar que uma máquina tome decisões, automaticamente, de maneira acertada e precisa, durante os processos operacionais.
Essa tecnologia garante a eficiência e a rapidez das atividades desempenhadas, reduzindo as chances de erro e facilitando o atendimento personalizado aos clientes por meio da análise de dados.
Esta tecnologia está cada vez mais comum nas empresas. Tem a finalidade de virtualizar os serviços e facilitar o gerenciamento de informações que permitem coletar, armazenar e disponibilizar dados rápidos e seguros, além de possibilitar a prestação do serviço em diferentes locais.
Esta é outra tecnologia implementada na Logística 4.0 e que auxilia as empresas no tratamento da grande quantidade de informações e de dados, pois a empresa consegue ter uma visão estratégica de toda a cadeia produtiva.
Ao reformular o modelo de negócio e as estratégias de gestão, conquista uma maior vantagem competitiva, consegue prever o comportamento dos consumidores, bem como influencia as decisões dos gestores que conseguem alcançar melhores resultados.
Também conhecido como “aprendizado de máquinas”, esse recurso tecnológico busca a análise de informações automáticas para a formação de modelos analíticos.
Ou seja, as máquinas aprendem automaticamente para executar as suas atividades de forma autônoma, aumentando a precisão de dados no estoque de segurança.
Além disso, ampliam a conectividade entre as atividades, tornando a logística mais conectada e inteligente.
A Logística 4.0 permite que a evolução da logística avance com maior transparência por todos os seus processos operacionais, além de manter uma melhor organização pelas automações, simplificar a comunicação com o cliente e reduzir os custos logísticos por toda a cadeia de suprimentos.
Entre os benefícios estão:
Em suma, para inserir as empresas brasileiras na Logística 4.0 é fundamental trabalhar três principais pilares:
Da mesma forma, é necessário investir em tecnologias modernas, avaliando a necessidade da infraestrutura da empresa e considerar outros quatro pilares:
A AGL Cargo leva o seu negócio ao sucesso em qualquer lugar do mundo, com o foco em garantir a competitividade financeira junto à melhor performance operacional na logística dos seus clientes.
Fundada em 2005, de origem familiar e 100% nacional, possui uma equipe de profissionais com uma vasta experiência em diferentes segmentos da cadeia logística.
Tem como core business o transporte internacional de cargas em diferentes modais, sempre utilizando da melhor tecnologia em seus processos e atividades.
A cabotagem é uma modalidade de transporte que, apesar de ainda não ser tão conhecida quanto outros modais, vem ganhando força devido às vantagens que oferece, sendo uma alternativa ao transporte rodoviário de longas distâncias. O Brasil possui forte potencial geográfico para a cabotagem, por conta do extenso litoral e hidrovias. Com este modal, é […]
O açúcar movimenta a balança comercial brasileira há 500 anos, e o setor de cana-de-açúcar é responsável por 2% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Presente na história do Brasil desde a época colonial, o açúcar ganhou força no último século, com o país se consolidando como o maior exportador de açúcar do mundo, hoje […]
O Brasil tem uma ligação histórica com o setor aeronáutico. Em 1709, Bartolomeu de Gusmão criou o balão de ar quente; em 1901, Santos Dumont realizou com seu dirigível o primeiro voo controlado da história ao redor da Torre Eiffel, e cinco anos depois pilotou o 14-Bis. Embora tenham sido brasileiros os pioneiros da aviação, […]
A pecuária brasileira começou no século XVI, quando foi estabelecida no interior do Estado. Essa localização longe do litoral foi estratégica para evitar interferências com a produção de cana-de-açúcar no Nordeste do país. Com o tempo, esse segmento expandiu, e o setor produtivo da carne bovina atualmente, além de abastecer o mercado nacional, alcança mais […]