A Anvisa é responsável por regulamentar a importação de medicamentos, vacinas e outros produtos que compõem o setor farmacêutico, visando garantir a segurança e eficácia desses produtos para a população, justamente por ser conhecimento de todos que o Brasil depende de matéria prima importada para produzir seus medicamentos, assim como é sabido que quando se trata de comércio exterior, o tempo de liberação aduaneira é fator determinante para uma operação bem-sucedida e viavelmente econômica.
Quando o assunto é importação na indústria farmacêutica, ter um especialista em Anvisa no time do despacho aduaneiro é fundamental para garantir a conformidade com as normas regulatórias brasileiras, conciliando qualidade e dando velocidade ao processo de liberação da carga.
Quanto mais rápida uma carga for liberada pela alfândega, menores serão os custos de armazenagem, menor precisará ser o fluxo de caixa disponível para a operação, os custos de demurrage diminuem ou deixam de existir, e a empresa importadora corre menos riscos de o consumidor final comprar produtos do concorrente.
De acordo com Angelo Bianchi, Head de Desembaraço Aduaneiro da AGL Cargo “Um especialista em Anvisa é capaz de identificar e resolver antecipadamente possíveis problemas que possam surgir durante as importações, como questões sanitárias, documentação e procedimentos necessários para a regularização do produto, além de possuir conhecimento sobre as exigências específicas da Anvisa para cada tipo de produto e procedimentos, o que garante uma atuação mais eficiente e eficaz no processo de importação”.
O dia 25 de abril é a data em que se comemora o dia do despachante aduaneiro, profissão que se sabe a existência desde 1850 e que foi oficialmente reconhecida em 1932. Além da função de desembaraçar a carga junto a aduana, o despachante é responsável por representar o importador frente aos órgãos anuentes, como a Anvisa e o MAPA, assim como presta assessoria completa desde o planejamento da operação até seu término.
Vale destacar que a espera por uma análise de processo na Anvisa pode atrasar todo o processo de importação, gerando prejuízos para a empresa, podendo também auxiliar na manutenção do registro dos produtos importados, providenciando toda a documentação necessária para a renovação dos certificados junto à agência reguladora, quando o serviço é contratado.
“É fundamental contar com profissionais que estejam atualizados sobre as exigências e regulamentações da Anvisa, com treinamentos constantes, a fim de garantir a segurança e eficácia dos produtos importados e, consequentemente, da saúde dos brasileiros”, complementa Bianchi.
A AGL Cargo é uma empresa nacional que visa o respeito e transparência com seus clientes e, por isso, com o objetivo de se manter entre os maiores do país também no desembaraço aduaneiro, a AGL trouxe direto da indústria farmacêutica para que pudessem integrar a equipe profissionais com vasto conhecimento em procedimentos da Anvisa.
A empresa que é líder em agenciamento de cargas e despacho aduaneiro no mercado farmacêutico fez investimentos importantes em sistema e gerenciamento de tecnologias de dados, que conversam com praticamente qualquer sistema da indústria, gerando visibilidade em tempo real com o uso de inteligência artificial, totalmente adaptável à realidade do importador.
Como o nome sugere, o pré-embarque é composto por etapas que antecedem o embarque da carga em um processo de comercialização internacional. Trata-se de um período crítico, pois erros nesta fase podem não só refletir em problemas, riscos e atrasos nas etapas iniciais, mas também afetar na liberação da carga no destino. Neste artigo, abordaremos […]
A indústria química movimenta trilhões de dólares anualmente no comércio global e é a base para diversas outras indústrias. O Brasil depende da importação de insumos químicos para o uso em diversos setores, da agricultura à produção de medicamentos. No entanto, a importação de produtos químicos requer entendimento das regulamentações e cuidados específicos, tanto na […]
Em 2024, a movimentação de cargas nos portos brasileiros alcançou 1,32 bilhão de toneladas, um valor recorde, que representa um crescimento de 1,18% em relação ao ano anterior. Com o volume de cargas crescendo no comércio internacional, a segurança e a eficiência das cadeias logísticas são fundamentais. O fator segurança não se limita aos interesses […]
Do desenvolvimento de satélites, sistemas de defesa a drones para a agricultura e, mais recentemente, o turismo espacial, a indústria aeroespacial é responsável por desenvolver tecnologias que atuam no céu e no espaço. Trata-se de um setor movido por alta tecnologia, grandes investimentos em pesquisa e desenvolvimento, realizado por empresas especializadas e com sólida participação […]