O transporte internacional de cargas naturalmente exige um alto nível de atenção com todos os riscos envolvidos.
A movimentação de cargas e substâncias perigosas requer ainda mais cuidados específicos que fazem deste tipo de operação, uma das mais complexas no contexto do tráfego internacional de cargas.
Vamos descobrir no artigo de hoje quais os principais cuidados a serem tomados no transporte marítimo de cargas perigosas.
São legalmente consideradas cargas perigosas, aquelas que durante a sua movimentação podem causar danos ao meio ambiente, à saúde das pessoas ou à segurança pública.
No Brasil, a base legal acerca deste tipo de transporte se encontra na Portaria nº 204/97 do Ministério dos Transportes e na Resolução 5.232/16 do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
Para melhor entendimento dos cuidados necessários de cada substância em particular, são avaliados os riscos de explosão, envenenamento, toxicidade, radiação e outros perigos vinculados.
A sigla IMO, originada do termo International Maritime Organization, é como são conhecidas em todo mundo as cargas classificadas como perigosas.
Baseando-se na orientação internacional contidas no International Maritime Dangerous Goods Code – IMDG, a legislação brasileira classifica as substâncias IMO em diferentes classes, como a seguir:
Para que o transporte marítimo de cargas IMO seja devidamente autorizado, são necessárias algumas documentações de padrão técnico pré-estabelecido onde constam informações necessárias ao transporte deste tipo de material.
As documentações para transporte marítimo de cargas IMO exigidas são:
Cada tipo de material possui um tipo de Equipamento de Proteção Individual apropriado para que a movimentação da carga aconteça de modo seguro a todos os envolvidos.
Importante salientar que todos os envolvidos na operação devem fazer a correta utilização dos EPI’s, sendo transportadoras, motoristas, equipes de carga e descarga, operadores portuários, operadores logísticos e demais envolvidos nas movimentações.
A embalagem é um dos pontos mais cruciais na movimentação de cargas IMO.
Existem instruções bem rígidas e específicas com o tipo de embalagem que é utilizada para cada classe e subclasse de cargas perigosas.
Combustíveis por exemplo precisam estar acondicionados em tanques adequados para o controle de sua temperatura e cuidados com vazamentos.
Nas operações de cargas IMO, a embalagem utilizada não garante apenas a integridade do produto, muito além disso, garante a segurança ambiental e de saúde de todos os envolvidos.
Como pudemos perceber, há uma série de cuidados técnicos a serem observados para que seu transporte marítimo ocorra sem causar danos nem para sua empresa ou para stakeholders direta e indiretamente ligados.
A AGL Cargo conta com um time de experts neste tipo de operação para te auxiliar com todas as precauções que devem ser tomadas para que sua operação seja um sucesso.
Entre em contato!
Em uma ida ao supermercado, é possível encontrar azeite de Portugal, vinho da Argentina e chocolate da Suíça. Isso representa apenas a ponta mais visível, para consumidores, de como os negócios internacionais estão presentes em nossa rotina e nos hábitos de consumo. Se, por um lado, o comércio internacional é uma alavanca econômica e de […]
A produção de qualquer medicamento envolve o uso de princípios ativos, que são as substâncias responsáveis por promover a ação do produto no organismo. No Brasil, uma grande parte destes fármacos são importados, fazendo com que a logística internacional seja um aspecto relevante para muitas empresas farmacêuticas que realizam importações. Por conta da especialização dos […]
Produtos químicos são a base de inúmeras outras indústrias, pois fornecem insumos necessários para a produção de outros produtos, desde a fabricação de medicamentos a alimentos cultivados com o uso de fertilizantes. Conforme os diversos setores produtivos crescem, também aumenta a dependência nacional por produtos químicos, que muitas vezes pode ser abastecida pela importação. Estudos […]
A indústria global de baterias Muito associada a aparelhos eletrônicos, como notebooks, celulares e câmeras, a indústria de baterias está em crescimento, motivada principalmente pelo uso de veículos elétricos. Nos últimos anos, a demanda por baterias aumentou, enquanto o preço reduziu, tornando este um componente mais acessível, diversificando suas aplicações, como em sistemas de armazenamento […]