A AGL Cargo tem o compromisso em divulgar os fatos mais relevantes ocorridos neste último mês. Acompanhe o Comércio Exterior e Logística Internacional de ponta a ponta por meio da nossa Newsletter.
Veja os destaques:
O Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, assinou a medida que retira o Porto de Santos no Programa Nacional de Desestatização (PND).
A decisão de incluir o Porto de Santos no Programa Nacional de Desestatização foi realizada pelo governo de Jair Bolsonaro. Porém, na época, o ex-ministro de portos e aeroportos, Márcio França, debateu as operações do porto, visto que a maioria das empresas é privada.
Nos próximos oito anos, o Porto receberá R$ 13 bilhões em investimentos, sendo o focados no túnel Santos-Guarujá e a dragagem em determinados pontos.
A decisão é do Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex-Camex) e tem como principal objetivo incentivar o desenvolvimento do mercado automotivo nacional, acelerando o processo de descarbonização da frota no Brasil.
A alíquota do imposto de importação para carros híbridos será a partir de 12% em janeiro de 2024, em julho, passará para 25% e deve chegar a 35% em julho de 2026.
Desde o dia 20 de novembro, Auditores-Fiscais da Receita Federal entraram em greve. A ação se deu após a categoria reivindicar o cumprimento do Plano de Aplicação do Fundaf, para o pagamento do bônus de eficiência, conforme acordado pelo governo federal em 2016.
A paralisação também afeta as aduana que controlam a importação e exportação, o Carf (Conselho de Administração de Recursos Fiscais), imposto de renda, dentre outros setores.
O Terminal de Cargas do Aeroporto de Guarulhos enfrentou um período de alta demanda de cargas durante o mês de novembro. A indisponibilidade temporária do Portal Único, a greve dos Auditores-Fiscais e condições climáticas adversas contribuíram para atrasos no processamento das cargas.
Como resultado, houve um acúmulo de cargas que levou à superlotação do TECA, dificultando o escoamento das cargas. Algumas companhias aéreas optaram por suspender temporariamente as exportações através de Guarulhos.
Em resposta à situação, o GRU Airport informou que medidas foram tomadas para priorizar cargas críticas, incluindo animais vivos, produtos perecíveis, medicamentos e cargas que requerem controle de temperatura.
Além disso, foi solicitada a retirada parcial das cargas já liberadas para melhorar o fluxo de coleta e normalizar as operações.
Atualmente, o TECA GRU está em processo de expansão e melhoria da infraestrutura aeroportuária, com investimentos que somarão R$ 45 milhões. Essas mudanças visam aumentar a capacidade e a eficiência no transporte de cargas. O TECA GRU é responsável pelo maior volume brasileiro de exportações por via aérea, conectando o Brasil com 34 países.
Continue acompanhando a AGL Cargo nas redes sociais para saber mais sobre o Comércio Exterior brasileiro.
Inscreva-se em nossa newsletter e mantenha-se informado!
🌐 Fale conosco! https://aglcargo.com/
📲 Nos siga: https://www.instagram.com/agl.cargo/
✉️ E-mail: aglcargo@aglcargo.com
☎️ Telefone: (11) 3120-7002
O setor automotivo faz parte do comércio internacional, e por se tratar de um pilar da economia global, esse setor se torna alvo de inovações ao redor do mundo. Além disso, a indústria automotiva, em busca de uma melhor competitividade, tem sua cadeia de fornecedores em vários países, transformando a logística em um ponto chave […]
Desde o período colonial, a cultura do tabaco esteve presente no Brasil, sendo uma das principais atividades econômicas da época. Atualmente, o Brasil se mantém como um dos maiores players dessa commodity: ocupa a liderança nas exportações mundiais desde 1993, no qual abastece mais de 100 mercados, e em termos de produção, fica atrás apenas […]
O Brasil é um dos principais produtores e exportadores de commodities no comércio internacional, com destaque tanto para produtos do agronegócio quanto para itens da indústria extrativa. Commodities são produtos primários essenciais para todos os países, negociados em bolsas de valores e padronizados, e, desde longa data, o Brasil se destaca neste segmento. Entre os […]
Os drones, também chamados de VANT (veículo aéreo não tripulado), são equipamentos que vêm ganhando espaço em diversas frentes nos últimos anos. Desde o uso na indústria audiovisual, vigilância e segurança, inspeções em infraestrutura e entrega de produtos, são diversas suas aplicações. Porém, é no campo que está sendo um setor de destaque a utilização […]