Evento para a indústria contou com participação do secretário de saúde e diretores dos mais diversos setores da saúde, além de mais de 100 empresas do ramo farmacêutico e hospitalar, formadores de opinião e a imprensa.
No dia 30 de abril, às 17h, o Hotel Hilton Morumbi, em São Paulo, foi palco do primeiro evento organizado pela AGL Cargo, empresa líder em logística farmacêutica internacional, que reuniu diversas personalidades e autoridades do setor para discutir os impactos dos avanços regulatórios na importação de medicamentos e a integração da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) com o Programa Operador Econômico Autorizado (OEA).
O evento surge em um momento importante, em que as regulamentações e processos de importação de medicamentos estão passando por significativas mudanças com o passar do tempo. Contando com a participação de figuras influentes no cenário farmacêutico, houve não apenas uma análise mais profunda dessas mudanças, mas também a proposição de ideias e estratégias para otimizar e agilizar os procedimentos de importação, garantindo a segurança e a eficácia dos medicamentos que chegam ao mercado brasileiro.
Para Jean Gorinchteyn , médico infectologista e ex-secretário de Saúde do Estado de São Paulo “Tive a honra de participar do 1º Fórum AGL cargo sobre o futuro da logística internacional de medicamentos, discutindo a importância do ingresso da Anvisa em parceria com a Receita Federal no Programa OEA-Integrado (Programa Brasileiro de Operador Econômico) sendo uma ferramenta que garante Segurança e Facilitação no Comércio Global com mais celeridade para itens que necessitam de licença de importação”
Além disso, a presença de autoridades governamentais e representantes da Anvisa ressaltou a importância e o compromisso das instituições reguladoras em garantir a qualidade e a segurança dos medicamentos importados, ao mesmo tempo em que facilitam os processos para as empresas do setor.
De acordo com Leonardo Pruano, Logistic Specialist da Merck S.A, “[…] diversos palestrantes abordaram temas muito relevantes sobre as melhores práticas da cadeia logística para a indústria farmacêutica, desafios, oportunidades e investimentos voltados para esse mercado. Através da participação da Anvisa no evento pudemos obter um excelente overview de como eles estão se planejamento para atuar no OEA Integrado”, finaliza Pruano.
Os palestrantes foram: Dr. Jean Gorinchteyn, Ex Secretário de Saúde de SP, Larissa Eloi, Presidente do Sindhosp, Rosana Mastellaro, Diretora Tecnico Regulatoria e Inovação no Sindusfarma, Cleverton Vighy – Director Sales and Handling LATAM na Lufthansa Cargo, Tacyra Velois, Conselheira do ComSaúde da FIESP e CEO do CBEXS, Flavia Domingues, Manager Latam na CSafe, Dany Oliveira, Diretor Latam na IATA, Melissa Papaléo Rocha de Lima , Gerente de Produtos e Suprimentos do Hemobrás, Elisa da Silva Braga Boccia, GCPAF de Portos Aeroportos e Fronteiras da Anvisa, Kelly Cristina Silva Morgero, Gerente de Relações Insitucionais no Programa OEA da Receita Federal e João Pita, CCO da GRU Airport. A mediação do evento foi realizada pelo jornalista da CNN Pedro Durán.
A próxima edição já está sendo planejada e contará com ilustres presenças de autoridades e atuantes no setor de saúde. Para garantir a participação, basta acompanhar as redes sociais da AGL Cargo.
Confira como foi o evento!
Desde o início do desenvolvimento econômico do país, a comercialização de matérias-primas e produtos básicos ocupa um papel central nas exportações. Hoje, o Brasil é um dos principais exportadores globais de commodities, líder em vários produtos. As commodities formam um grupo de produtos essenciais para o funcionamento da sociedade, seja no abastecimento de alimentos ou […]
A indústria da aviação está presente diariamente na vida de milhões de pessoas e no transporte de cargas ao redor do mundo. Mas, apesar de toda a tecnologia, planejamento e organização que envolve as operações de empresas aéreas, imprevistos podem ocorrer. Quando uma aeronave é impedida de voar por falhas técnicas em peças ou equipamentos, […]
A indústria química brasileira, em 2021, representou 3,1% sobre o PIB total do país. Em relação à sua participação na indústria de transformação, ficou em terceiro lugar, apenas atrás de alimentos e bebidas e de produtos derivados do petróleo. Mesmo sendo o Brasil dependente do exterior quando se trata de produtos químicos, o processo de […]
Presente de diversas maneiras no cotidiano das pessoas, o algodão é uma matéria-prima essencial para a indústria têxtil, e também é utilizado na produção de itens de higiene, cuidados com a saúde, papel e até coadores de café. Para atender à demanda dessa cadeia produtiva que utiliza o algodão como insumo, o comércio global permite […]