Além de ser um produto de sucesso no mercado nacional, o chocolate brasileiro tem conquistado paladares mundo afora: o produto já chega a 135 países, e, nos últimos dez anos, o volume das exportações cresceu mais de 39%.
Os produtores brasileiros têm apostado em investimentos para a melhora na qualidade do cacau e na criação de chocolates requintados. Os ingredientes nativos no Brasil, como o cupuaçu e o bacuri, resultam em uma combinação de sabores que chamam a atenção dos consumidores internacionais.
Neste artigo, você irá explorar o mercado global de chocolate, conhecer dados sobre as exportações brasileiras do segmento e entender como a logística é realizada.
O cacau, principal matéria-prima do chocolate, tem sua produção majoritariamente concentrada na África Ocidental. Países como a Costa do Marfim e Gana lideram a produção mundial.
Estes países, no entanto, exportam o cacau bruto ou pouco industrializado. A fabricação de chocolates e exportações do produto pronto é dominado por países da Europa.
A Alemanha é líder quando se trata da qualidade e quantidade de chocolate. É o país que mais exporta o produto no mundo, mesmo sem cultivar cacau em seu território. A matéria-prima é importada e transformada em chocolate pelas suas mais de 200 fabricantes.
Em seguida, os principais exportadores são a Bélgica, Itália e Países Baixos. Estes quatro países da Europa, juntos, contabilizam mais de 40% das exportações globais de chocolate.
O Brasil, embora ainda longe de ser um dos principais exportadores de chocolate, até mesmo pela forte demanda do mercado nacional, diferencia-se nesse cenário por possuir uma cadeia produtiva completa, desde o cultivo do cacau até a produção final de chocolates, agregando valor em toda sua indústria.
O chocolate tem enfrentado um aumento nos preços, influenciado pela alta nos preços do cacau, que por sua vez é causada principalmente por conta de pragas e problemas climáticos nas principais regiões produtoras como a Costa do Marfim e Gana. Juntos, esses países respondem por 56% da produção mundial de cacau.
Entidades do setor cacaueiro estimam um déficit global na disponibilidade de cacau nos próximos anos.
As exportações brasileiras de chocolate e preparações alimentícias contendo cacau, conforme dados do Comex Stat, atingiram US$175,85 milhões no ano de 2024, com mais de 39,5 mil toneladas embarcadas.
Em valores, as exportações de chocolate cresceram 5% em comparação com 2023, porém o volume embarcado reduziu 4,7%.
Os principais compradores dos chocolates brasileiros foram a Argentina (21%), Chile (9%), Uruguai (8,9%), Paraguai (8,8%) e Arábia Saudita (7,6%).
Cerca de 52% do volume exportado de chocolate são transportados via modal marítimo e 46% via modal rodoviário.
A logística deste produto exige cuidados especiais, principalmente com o controle de temperatura, já que variações extremas podem comprometer sua qualidade.
No modal marítimo, a utilização de containers Reefers é uma solução adequada, e no modal rodoviário utilizam-se veículos que possuem controle de temperatura.
No modal aéreo, embora pouco utilizado nas exportações de chocolate, é possível encontrar opções de voos com controle de temperatura adequado para este perfil de carga. Neste modal, é recomendado a utilização de embalagens ou mantas térmicas que ajudam a evitar a oscilação de temperatura com o ambiente, úteis principalmente no momento em que a carga aguarda o embarque na aeronave ou a transferência até o armazém no desembarque.
Neste conteúdo, você conheceu mais sobre o mercado internacional de chocolate, como os principais países exportadores e o panorama das exportações brasileiras do produto.
Com exportações crescentes, reconhecimento internacional e uma cadeia que engloba todas as etapas da produção do chocolate, as empresas do setor possuem um mercado de oportunidades.
A logística é um dos aspectos fundamentais para levar o chocolate brasileiro para o mundo com segurança e agilidade, por isso, conte com um parceiro especializado.
A AGL Cargo oferece soluções de transporte nacional e internacional, pensadas para atender as suas necessidades e respeitando todos os aspectos do seu produto. Entre em contato e saiba mais!
As commodities representam uma grande parcela do comércio mundial, movimentando trilhões de dólares anualmente em diversos países, como China, Estados Unidos, Argentina e Brasil. Produtos como grãos, minérios, petróleo e proteínas animais atravessam oceanos todos os dias, alimentando cadeias produtivas da população global. A diferença entre um resultado positivo e o insucesso na exportação de […]
Em uma ida ao supermercado, é possível encontrar azeite de Portugal, vinho da Argentina e chocolate da Suíça. Isso representa apenas a ponta mais visível, para consumidores, de como os negócios internacionais estão presentes em nossa rotina e nos hábitos de consumo. Se, por um lado, o comércio internacional é uma alavanca econômica e de […]
A importação é uma atividade vantajosa para empresas que buscam produtos com melhor custo-benefício, tecnológicos e itens que não são produzidos no Brasil. Contudo, essa operação de comércio exterior também traz pontos de atenção que precisam ser observados e atendidos a fim de evitar transtornos, já que um detalhe incorreto pode ser o fator gerador […]
As commodities estão entre os produtos mais exportados pelo Brasil. Para garantir o sucesso dessas operações, é fundamental compreender as particularidades e características desse tipo de carga, além de contar com um processo logístico eficiente. A AGL Cargo atua de forma estratégica nesse cenário, oferecendo soluções especializadas para o transporte internacional de commodities. A empresa […]