Primeiramente, no mundo da logística internacional, o transporte aéreo é a melhor opção para quem deseja rapidez e segurança no deslocamento de cargas que estão a milhares de quilômetros de distância. Mas não é o bastante: para quem pretende operar nesse modal com segurança é fundamental atuar em conjunto com um agente de carga IATA.
O avião é a melhor alternativa para transportar itens perecíveis (por exemplo frutas ou flores), produtos de maior valor agregado ou mesmo para quem não tem tempo de esperar por muitas semanas um carregamento de navio que vem do outro lado do mundo.
Além disso: no atual contexto de filas nos principais portos e muitas dificuldades para conseguir containers vazios, o modal aéreo tem ganhado cada vez mais a atenção dos importadores e exportadores brasileiros.
São muitas opções em um cenário altamente volátil, precisamente por isso que atuar em conjunto com um agente de carga IATA como a AGL Cargo garante que sua operação estará dentro dos mais elevados níveis de confiança, segurança e compliance exigidos pela indústria.
Vamos entender do que se trata isso tudo?
Essa é a sigla em inglês para a Associação Internacional de Transporte Aéreo (“International Air Transport Association”, no original).
Conforme a própria entidade explica no portal da campanha Valor da Aviação, sua atividade principal é
“nivelar e adequar globalmente as práticas de aviação, garantindo que todos passageiros, trabalhadores e investidores possam confiar no setor aéreo, independente de país ou região”.
A IATA busca ajudar a gerar valor e inovação para todo o setor de transporte aéreo, a fim de valorizar diferentes áreas de especialização, colaborando para que a aviação siga voando com segurança, eficiência e sustentabilidade para todos os envolvidos.
Atualmente são 290 linhas aéreas que participam como membros da IATA – o que representa assim cerca de 82% de todo o tráfego aéreo global. São cerca de 400 parceiros estratégicos assim como mais de 100 mil agentes acreditados em todo o mundo (entre eles, os agentes de carga IATA).
A IATA foi fundada em 19 de abril de 1945 na cidade de Havana, em Cuba. Sendo assim, a sucessora de uma outra entidade, a Associação Internacional de Tráfego Aéreo (por sua vez, fundada em 1919 na cidade de Haia, nos Países Baixos).
No momento da fundação, a IATA contava com 57 membros de 31 países, sendo a grande maioria da Europa e da América do Norte.
De lá para cá, a indústria do transporte aéreo aumentou mais de 100 vezes e, como reflexo disso, hoje são 290 membros espalhados em 120 países de todas as partes do planeta.
Considerando a quantidade de aeroportos que existem em todo o mundo, e havendo a necessidade de padronizar os termos para uma comunicação mais clara possível, a IATA adotou sistemas de códigos para identificar os aeroportos e as linhas aéreas em operação.
Para os aeroportos, o sistema consiste em três letras que irão identificar cada um deles. Você já deve ter visto principalmente nas passagens de avião ou em etiquetas de bagagem. Todavia até use essa sigla para se referir à sua cidade em conversas com amigos ou familiares, sem nem saber que se trata de um Código IATA.
Veja alguns exemplos:
No caso de cidades que têm mais de um aeroporto em funcionamento, a sigla irá indicar não a cidade, mas o aeroporto em si. Como é o caso do Rio de Janeiro, que tem SDU (Santos Dummont) e GIG (Galeão/Antônio Carlos Jobim).
Por outro lado, para identificar as linhas aéreas, o código consiste em duas letras ou números que nem sempre têm muito a ver com o nome da empresa. Confira alguns exemplos:
No dia a dia de um agente de carga IATA os códigos acima acabam sendo corriqueiros, mas fundamentais para a correta operação do transporte aéreo de mercadorias.
Para as empresas que são acreditadas, a IATA oferece diversos serviços com a finalidade de auxiliar em suas operações de Comércio Exterior. Conheça alguns deles:
Uma plataforma online na qual os players dessa indústria podem encontrar parceiros para suas demandas. Ela facilita para que empresas encontrem os serviços certos para necessidades variadas, nos mais variados lugares.
Através dela é possível conquistar uma maior visibilidade internacional e angariar novos clientes, bem como encontrar informações sobre as certificações da IATA sobre cada empresa em um só lugar.
Sigla em inglês para Cargo Accounts Settlement Systems. É um serviço criado para facilitar os pagamentos e as trocas de informações entre as linhas aéreas e os agentes de carga.
Com essa solução é possível substituir as invoices em papel por documentos eletrônicos, reduzindo assim o risco de perdas e ainda centralizando tudo em uma única plataforma.
Empresas acreditadas podem buscar obter as certificações da IATA na medida em que atestam que sua portadora atua em conformidade com os mais altos padrões exigidos para cada tipo específico de carga, atingindo excelência nos critérios solicitados.
Entre os certificados disponíveis, estão:
Existem também certificações para práticas de compliance.
Para importadores e exportadores, atuar em conjunto com um agente de carga IATA é essencial para uma operação mais segura.
É a certeza de poder confiar em uma empresa respeitada e com conhecimento de cada detalhe da operação, pois estamos em meio a uma indústria altamente atribulada, cheia de pormenores e na qual os cenários mudam do dia para a noite.
Agentes habilitados têm, à sua disposição, as ferramentas citadas acima, além de muitas outras das quais fazem uso com o que há de melhor em tecnologia para integrar os processos e, por exemplo, obter assertividade na localização de carga.
Além disso, ao estar habilitado, um agente de carga IATA garante conhecer detalhes e procedimentos para as melhores práticas de transporte de substâncias perigosas e inflamáveis, contribuindo dessa forma para a segurança de toda a cadeia logística.
A AGL Cargo é um agente acreditado pela IATA! Ao optar pela AGL você está escolhendo a segurança e a confiança. Um parceiro com mais de 16 anos de experiência de mercado e atuação em mais de 190 países. Tudo isso com o reconhecimento da principal entidade do transporte aéreo.
Estamos alinhados com as mais rígidas exigências do mercado, fornecendo a expertise nas operações de importação e exportação que só um agente de carga IATA pode oferecer.
Entre em contato conosco para saber mais detalhes!
Desde o período colonial, a cultura do tabaco esteve presente no Brasil, sendo uma das principais atividades econômicas da época. Atualmente, o Brasil se mantém como um dos maiores players dessa commodity: ocupa a liderança nas exportações mundiais desde 1993, no qual abastece mais de 100 mercados, e em termos de produção, fica atrás apenas […]
O Brasil é um dos principais produtores e exportadores de commodities no comércio internacional, com destaque tanto para produtos do agronegócio quanto para itens da indústria extrativa. Commodities são produtos primários essenciais para todos os países, negociados em bolsas de valores e padronizados, e, desde longa data, o Brasil se destaca neste segmento. Entre os […]
Os drones, também chamados de VANT (veículo aéreo não tripulado), são equipamentos que vêm ganhando espaço em diversas frentes nos últimos anos. Desde o uso na indústria audiovisual, vigilância e segurança, inspeções em infraestrutura e entrega de produtos, são diversas suas aplicações. Porém, é no campo que está sendo um setor de destaque a utilização […]
A indústria têxtil é um dos segmentos mais importantes do país, reunindo uma cadeia produtiva completa, que vai desde a produção de algodão até a confecção de tecidos, roupas e o varejo. O setor se destaca pela geração de empregos, movimentação da economia e também no comércio exterior. Só no segmento de fios têxteis, as […]