O agente de cargas e a sua importância na logística internacional

Neste texto iremos abordar a importância do agente de cargas na logística internacional, ele que ajuda a enfrentar todas as burocracias e a complexidade dos processos operacionais do Comércio Exterior, evitando prejuízos às empresas.

Este tipo de empresa com expertise nas operações do comércio internacional é essencial nesse cenário, pois soluciona questões na logística por meio da intermediação personalizada para as necessidades de cada operador.

Especialista em executar atividades com trâmites burocráticos, em várias etapas do Comércio Exterior, auxilia as empresas a partir de uma visão ampla do negócio.

Continue a leitura do texto para entender a importância deste profissional nas suas demandas.

Conceituando a Logística Internacional

A logística internacional abrange todas as etapas da logística para a expansão da empresa no mercado internacional, promovendo assim um grande diferencial competitivo.

O propósito da logística internacional é envolver dois ou mais países no cumprimento de regulamentações, nas políticas e nas negociações do Comércio Exterior, para que seja possível atuar estrategicamente no abastecimento da empresa e na distribuição dos produtos.

Quais são as principais atividades de um agente de cargas?

O agente de cargas tem participação especial na logística de transportes internacional, uma vez que movimenta as mercadorias no Comércio Exterior e colabora no progresso das negociações.

Para se aprofundar nas atribuições do profissional do agenciamento de cargas no Comércio Exterior, acesse este link para saber tudo a respeito desse especialista nas movimentações internacionais.

Planejamento logístico

O agente de cargas é quem desenvolve o estudo logístico dos processos de importação ou exportação, levando em conta a melhor solução para a empresa. Dessa maneira, garante que a mercadoria seja entregue em condições de uso ou de consumo e nos prazos estabelecidos anteriormente com o cliente final.

Consolidação de cargas

Uma estratégia muito utilizada nas movimentações de cargas no Comércio Exterior é a criação de carregamentos maiores, derivados dos menores, a fim de economizar no custo dos fretes.

Manuseio de mercadorias

O agente de cargas é o responsável pela atenção e a coordenação no manuseio das mercadorias que serão movimentadas, assim como no seu transporte no que tange as normas e regulamentações fiscais.

Armazenagem

Esse profissional procura o melhor local para armazenar as mercadorias, respeitando a capacidade de transporte do modal a ser utilizado, bem como a demanda disponível.

Outras funções do agente de cargas

Além das atividades citadas acima, podemos acrescentar mais algumas funções do agente de cargas nas operações internacionais, por exemplo:

Importância do agente de cargas na logística internacional

O agente de cargas é o profissional que fará a intermediação nos processos de importação e de exportação, com a finalidade de otimizar as demandas e o tempo de execução das operações, bem como evitar aborrecimentos para as empresas. Além disso, efetuará o transporte da carga com mais segurança e menos gastos.

Soluções personalizadas do agente de cargas

Esse profissional realiza suas atividades em função das necessidades individuais de cada tipo de carregamento internacional.

Ou seja, a personalização da movimentação ocorre por meio de soluções, tais como:

Assim é possível prevenir retrabalhos e custos desnecessários.

Estratégias logísticas

Uma das estratégias utilizadas pelo agente de cargas é a consolidação das mercadorias em quantidades (blocos) de produtos maiores, para que a economia do frete aconteça em uma escala decrescente.

Dessa maneira, ele atua de forma efetiva nesse propósito e garante uma logística competitiva para a empresa.

Segurança da mercadoria

A otimização que ocorre com a consolidação da carga proporciona maior segurança no transporte da mercadoria porque ocupa o espaço físico disponível no modal de forma coerente, evitando a geração de gastos excessivos e desempenhando a mentalidade do melhor custo-benefício.

Acompanhamento de todo o transporte

O agente de cargas faz o follow-up de todas as etapas a serem executadas na movimentação de cargas, desde o embarque, passando pelos trâmites necessários do Comércio Exterior, até a execução dos procedimentos operacionais.

Está sempre em busca de um serviço prestado com qualidade e eficiência, a fim de que o processo da logística internacional seja otimizado e haja transparência no envio e no recebimento de mercadorias.

Conheça os serviços da AGL Cargo

A AGL Cargo trabalha a logística internacional por completo, de ponta a ponta, disponibilizando os serviços de:

Desde 2005 conectando o seu negócio ao mundo, possui uma equipe de profissionais especializados e com vasta experiência em diversos segmentos da logística internacional.

Por isso trabalha com foco na redução dos custos na cadeia logística dos seus clientes e utiliza as melhores tecnologias com qualidade e segurança da informação.

Também pensando na competitividade financeira de seus clientes, soma a essência da sua atividade à agilidade na resolução dos problemas operacionais, com um atendimento customizado e flexível, marcando a sua trajetória pelo Comércio Exterior e refletindo todo o sucesso nos negócios de seus clientes.

Além da execução de follow-up personalizado nos embarques, atua na liberação de Booking, avaliação da performance da cadeia logística, análise dos fatos e causas que definem as ações corretivas, sempre com um senso de urgência para negociações e resoluções de problemas.

Atualmente está entre as empresas brasileiras que mais crescem no segmento, com representantes em mais de 190 países. Sendo assim, toda sua experiência permite garantir maior segurança para os embarques aéreos, demonstrando o compromisso em prover o que há de melhor para seus clientes.

Mais notícias

A consultoria logística na indústria de automóveis! Conte com a AGL Cargo

Você sabia que o Brasil é o sexto maior mercado de veículos do mundo? A indústria automotiva possui uma enorme importância no país, tanto que representa cerca de 23% do PIB industrial. Por conta de sua complexa rede de produção, o segmento automotivo também movimenta toda uma cadeia produtiva relacionada a maquinários, equipamentos eletrônicos, tecnologias […]

Principais notícias de Comex no mês de junho!

Confira as principais notícias dos últimos dias referentes a comércio exterior e logística internacional. Alerta de greve interrompe atividades em portos alemães O sindicato Verdi iniciou uma greve de alerta que afetou portos importantes na Alemanha, como Hamburgo, Bremen, Bremerhaven, Brake e Emden. Trabalhadores dos terminais portuários interromperam suas operações por cerca de um dia, […]

O que é AOG e como funciona?

A aviação de carga desempenha um papel vital no comércio global há décadas, evoluindo constantemente para atender à crescente demanda por entregas rápidas e confiáveis entre países e continentes. Desde o uso pioneiro de dirigíveis e hidroaviões nas primeiras décadas do século 20 até as atuais frotas inteiras de cargueiros avançados, o setor expandiu e […]

Como a escolha do INCOTERM afeta as suas importações?

No momento da negociação com um fornecedor internacional para importar um produto, uma das etapas cruciais é a definição do Incoterm. Dominar o que este nome significa e entender suas diversas siglas é indispensável para que o importador possa realizar uma compra adequada, já que esses termos estabelecem responsabilidades específicas envolvendo aspectos logísticos, aduaneiros e […]