AGL Cenário Global #8

A AGL Cargo tem o compromisso em divulgar os fatos mais relevantes ocorridos neste último mês. Acompanhe o Comércio Exterior e Logística Internacional de ponta a ponta por meio da nossa Newsletter.

Veja os destaques:

Reino Unido cria lei que restringe importação de produtos de áreas desmatadas

Durante a COP 28, o Reino Unido anunciou que alguns produtos agrícolas serão incluídos na nova legislação destinada a garantir que os itens comprados não prejudiquem as florestas mundiais.

A nova lei visa proteger espécies ameaçadas e, assim, garantir que os habitantes não comprem e contribuam com o desmatamento ilegal das florestas.

A decisão pode impactar as exportações brasileiras, pois, irá englobar itens que o Brasil se destaca, como carne bovina, cacau e soja.

Após ataques no Mar Vermelho, empresas suspendem navegação na região

Em meados de dezembro, importantes armadores, como Maersk, CMA CGM e Hapag-Lloyd, notificaram seus clientes sobre ataques a navios comerciais que vêm ocorrendo no sul do Mar Vermelho e no Golfo de Aden, comprometendo a segurança da tripulação e o funcionamento do comércio internacional como um todo.

Com isso, diversos navios que passariam pelo Canal de Suez, uma das mais importantes vias de comércio do mundo, foram remanejados para outras rotas, muitas vezes mais distantes.

Brasil se torna a 9ª maior economia do mundo

Segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI), o Brasil vai superar o Canadá e se tornar a nona economia do mundo. O PIB brasileiro estimado para 2023 foi de US$2,23 trilhões, com isso o Brasil sobe duas colocações na classificação e ultrapassa o Canadá que prevê um PIB de US$2,12 trilhões.

A classificação é liderada pelos Estados Unidos, China e Alemanha. Conforme o FMI, a recuperação em meio à pandemia e a Guerra da Ucrânia alavancaram o crescimento da economia brasileira.

Importação de carros chineses já atingiu 35% do mercado brasileiro de elétricos em 2023

De acordo com a pesquisa da Bright Consulting, as marcas automotivas chinesas representavam apenas 0,4% dos carros elétricos importados pelo Brasil em 2021. Porém, desde 2022, a importação desses produtos aumentou gradativamente, chegando a 35% de veículos elétricos chineses importados no País.

A previsão é de que em 2024 duas novas marcas se estabeleçam no país, Omoda e Jaecoo devem desembarcar no Brasil em operação conjunta.

Ainda em 2024 e no início de 2025, devem começar a funcionar fábricas da GWM, em Iracemópolis, São Paulo, e da BYD, em Camaçari, na Bahia, que começarão a produzir os seus primeiros veículos eletrificados no país.


Continue acompanhando a AGL Cargo nas redes sociais para saber mais sobre o Comércio Exterior brasileiro.

Inscreva-se em nossa newsletter e mantenha-se informado!

🌐 Fale conosco! https://aglcargo.com/

📲 Nos siga: https://www.instagram.com/agl.cargo/

✉️ E-mail: aglcargo@aglcargo.com

☎️ Telefone: (11) 3120-7002

Mais notícias

A importância da certificação GDP no transporte pharma

O transporte de produtos farmacêuticos representa um elo crítico na cadeia de saúde global. Entre a produção em ambientes controlados até o uso do paciente, medicamentos percorrem milhares de quilômetros, atravessam diferentes condições climáticas e passam por múltiplos pontos de transferência. Cada etapa deste percurso pode comprometer a integridade do produto. Por isso, cada vez […]

AGL Cargo realiza 2º Fórum sobre o Futuro da Logística Farmacêutica e reúne autoridades do setor

 O evento começou com Erico Silva, sócio-diretor da AGL Cargo, dando boas-vindas aos convidados, palestrantes e autoridades. Pedro Duran, jornalista e anfitrião seguiu contextualizando o motivo de haver necessidade de um evento, e explicando a importância de dias como estes para fortalecer o sistema de saúde como um todo. Em seguida Franscisco Balestrin, presidente da […]

Algodão e madeira: logística que exige precisão

O comércio internacional de algodão e madeira movimenta bilhões de dólares anualmente em países como Brasil, China, Índia, Paquistão, Portugal, entre outros. Ambas as commodities compartilham características que as tornam desafiadoras sob a perspectiva logística: vulnerabilidade a condições ambientais, com requisitos regulatórios rigorosos e baixa tolerância a falhas operacionais. Neste artigo, você aprenderá sobre o […]

Exportar commodities com eficiência é questão de know-how

As commodities representam uma grande parcela do comércio mundial, movimentando trilhões de dólares anualmente em diversos países, como China, Estados Unidos, Argentina e Brasil. Produtos como grãos, minérios, petróleo e proteínas animais atravessam oceanos todos os dias, alimentando cadeias produtivas da população global. A diferença entre um resultado positivo e o insucesso na exportação de […]