AGL Cenário Global #8

A AGL Cargo tem o compromisso em divulgar os fatos mais relevantes ocorridos neste último mês. Acompanhe o Comércio Exterior e Logística Internacional de ponta a ponta por meio da nossa Newsletter.

Veja os destaques:

Reino Unido cria lei que restringe importação de produtos de áreas desmatadas

Durante a COP 28, o Reino Unido anunciou que alguns produtos agrícolas serão incluídos na nova legislação destinada a garantir que os itens comprados não prejudiquem as florestas mundiais.

A nova lei visa proteger espécies ameaçadas e, assim, garantir que os habitantes não comprem e contribuam com o desmatamento ilegal das florestas.

A decisão pode impactar as exportações brasileiras, pois, irá englobar itens que o Brasil se destaca, como carne bovina, cacau e soja.

Após ataques no Mar Vermelho, empresas suspendem navegação na região

Em meados de dezembro, importantes armadores, como Maersk, CMA CGM e Hapag-Lloyd, notificaram seus clientes sobre ataques a navios comerciais que vêm ocorrendo no sul do Mar Vermelho e no Golfo de Aden, comprometendo a segurança da tripulação e o funcionamento do comércio internacional como um todo.

Com isso, diversos navios que passariam pelo Canal de Suez, uma das mais importantes vias de comércio do mundo, foram remanejados para outras rotas, muitas vezes mais distantes.

Brasil se torna a 9ª maior economia do mundo

Segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI), o Brasil vai superar o Canadá e se tornar a nona economia do mundo. O PIB brasileiro estimado para 2023 foi de US$2,23 trilhões, com isso o Brasil sobe duas colocações na classificação e ultrapassa o Canadá que prevê um PIB de US$2,12 trilhões.

A classificação é liderada pelos Estados Unidos, China e Alemanha. Conforme o FMI, a recuperação em meio à pandemia e a Guerra da Ucrânia alavancaram o crescimento da economia brasileira.

Importação de carros chineses já atingiu 35% do mercado brasileiro de elétricos em 2023

De acordo com a pesquisa da Bright Consulting, as marcas automotivas chinesas representavam apenas 0,4% dos carros elétricos importados pelo Brasil em 2021. Porém, desde 2022, a importação desses produtos aumentou gradativamente, chegando a 35% de veículos elétricos chineses importados no País.

A previsão é de que em 2024 duas novas marcas se estabeleçam no país, Omoda e Jaecoo devem desembarcar no Brasil em operação conjunta.

Ainda em 2024 e no início de 2025, devem começar a funcionar fábricas da GWM, em Iracemópolis, São Paulo, e da BYD, em Camaçari, na Bahia, que começarão a produzir os seus primeiros veículos eletrificados no país.


Continue acompanhando a AGL Cargo nas redes sociais para saber mais sobre o Comércio Exterior brasileiro.

Inscreva-se em nossa newsletter e mantenha-se informado!

🌐 Fale conosco! https://aglcargo.com/

📲 Nos siga: https://www.instagram.com/agl.cargo/

✉️ E-mail: aglcargo@aglcargo.com

☎️ Telefone: (11) 3120-7002

Mais notícias

A consultoria logística na indústria de automóveis! Conte com a AGL Cargo

Você sabia que o Brasil é o sexto maior mercado de veículos do mundo? A indústria automotiva possui uma enorme importância no país, tanto que representa cerca de 23% do PIB industrial. Por conta de sua complexa rede de produção, o segmento automotivo também movimenta toda uma cadeia produtiva relacionada a maquinários, equipamentos eletrônicos, tecnologias […]

Principais notícias de Comex no mês de junho!

Confira as principais notícias dos últimos dias referentes a comércio exterior e logística internacional. Alerta de greve interrompe atividades em portos alemães O sindicato Verdi iniciou uma greve de alerta que afetou portos importantes na Alemanha, como Hamburgo, Bremen, Bremerhaven, Brake e Emden. Trabalhadores dos terminais portuários interromperam suas operações por cerca de um dia, […]

O que é AOG e como funciona?

A aviação de carga desempenha um papel vital no comércio global há décadas, evoluindo constantemente para atender à crescente demanda por entregas rápidas e confiáveis entre países e continentes. Desde o uso pioneiro de dirigíveis e hidroaviões nas primeiras décadas do século 20 até as atuais frotas inteiras de cargueiros avançados, o setor expandiu e […]

Como a escolha do INCOTERM afeta as suas importações?

No momento da negociação com um fornecedor internacional para importar um produto, uma das etapas cruciais é a definição do Incoterm. Dominar o que este nome significa e entender suas diversas siglas é indispensável para que o importador possa realizar uma compra adequada, já que esses termos estabelecem responsabilidades específicas envolvendo aspectos logísticos, aduaneiros e […]