A AGL Cargo tem o compromisso em divulgar os fatos mais relevantes ocorridos neste último mês. Acompanhe o Comércio Exterior e a Logística Internacional de ponta a ponta por meio da nossa Newsletter. Leia:
O Fundo Monetário Internacional (FMI) divulgou suas projeções para 2024. As estimativas são de um aumento de 2,9% no crescimento global. Para o Brasil, a expectativa é de um crescimento de 1,5%, já os Estados Unidos e a Zona do Euro estão com projeção de 1,4%.
Os países em destaque são a Índia com um crescimento de 6,3%, seguida pela Indonésia com 5%, China com 4,7% e Arábia Saudita com 4%.
No cenário brasileiro, as projeções do FMI estão alinhadas com a estimativa do governo. A Secretária de Política Econômica do Ministério da Fazenda prevê expansão de 2,3% da economia, enquanto o Banco Central projeta alta de 1,8% no PIB de 2024.
O custo do frete internacional aumentou devido aos recentes ataques no Mar Vermelho. Desde meados de dezembro, o grupo Houthis, em aliança com o Hamas, tem promovido ataques na região, levando vários armadores a alterarem rotas ou suspenderem viagens na localidade.
Nas últimas semanas, a Maersk optou por desviar todos os seus navios porta-contêineres das rotas pelo Mar Vermelho. A Hapag Lloyd também enfrentou um aumento nos custos devido aos desvios de suas embarcações.
Além disso, as viagens pela África agora podem ter um acréscimo de 10 dias no tempo de percurso, envolvendo maior consumo de combustível e tempo adicional da tripulação, resultando em aumento nos custos operacionais.
Os impactos dessas mudanças já são evidentes, com o preço do petróleo subindo mais de 2% e o custo do frete da Ásia para o norte da Europa disparando 170%, atingindo US$ 4 mil dólares por contêiner.
O TECA GRU Airport estava passando por alta demanda desde o início de novembro. A causa foram as quedas do sistema Siscomex, más condições do tempo e a paralisação dos Auditores-Fiscais da Receita Federal.
Em comunicado divulgado na segunda quinzena de janeiro, foi informado que não existem mais restrições ou contingências no setor. Os tempos de recebimento estão dentro da normalidade, e as operações estão ocorrendo com um prazo de menos de 5 horas e 20 minutos para o encerramento dos voos, considerando desde o momento do calço até o efetivo recebimento da carga no sistema.
O GRU Airport está operando 24 horas por dia, 7 dias por semana, para facilitar o recebimento e a entrega de cargas, mantendo-se na operacionalidade normal do terminal.
Dez estados brasileiros e o Distrito Federal anunciaram um aumento no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), podendo atingir até 2,5%. Essa medida, que já está em vigor em alguns estados desde janeiro, como Ceará, Paraíba, Pernambuco, Tocantins, Rondônia e o Distrito Federal, terá um impacto direto na inflação nacional e no orçamento dos consumidores.
Outros cinco estados, Maranhão, Bahia, Rio de Janeiro, Paraná e Goiás, têm planos de implementar o aumento até abril.
Pernambuco registrou a maior elevação, com a alíquota do ICMS passando de 18% para 20,5.
Inscreva-se em nossa newsletter e mantenha-se informado!
🌐 Fale conosco! https://aglcargo.com/
📲 Nos siga: https://www.instagram.com/agl.cargo/
✉️ E-mail: aglcargo@aglcargo.com
☎️ Telefone: (11) 3120-7002
Como o nome sugere, o pré-embarque é composto por etapas que antecedem o embarque da carga em um processo de comercialização internacional. Trata-se de um período crítico, pois erros nesta fase podem não só refletir em problemas, riscos e atrasos nas etapas iniciais, mas também afetar na liberação da carga no destino. Neste artigo, abordaremos […]
A indústria química movimenta trilhões de dólares anualmente no comércio global e é a base para diversas outras indústrias. O Brasil depende da importação de insumos químicos para o uso em diversos setores, da agricultura à produção de medicamentos. No entanto, a importação de produtos químicos requer entendimento das regulamentações e cuidados específicos, tanto na […]
Em 2024, a movimentação de cargas nos portos brasileiros alcançou 1,32 bilhão de toneladas, um valor recorde, que representa um crescimento de 1,18% em relação ao ano anterior. Com o volume de cargas crescendo no comércio internacional, a segurança e a eficiência das cadeias logísticas são fundamentais. O fator segurança não se limita aos interesses […]
Do desenvolvimento de satélites, sistemas de defesa a drones para a agricultura e, mais recentemente, o turismo espacial, a indústria aeroespacial é responsável por desenvolver tecnologias que atuam no céu e no espaço. Trata-se de um setor movido por alta tecnologia, grandes investimentos em pesquisa e desenvolvimento, realizado por empresas especializadas e com sólida participação […]