Embalagens para exportação: entenda tudo sobre o assunto!

Neste artigo você irá ler sobre tudo o que está relacionado às embalagens para exportação, para que os exportadores do Comércio Exterior saibam de que forma o agente de cargas conduz o trânsito de suas mercadorias com a devida segurança pelo mundo.

As embalagens precisam estar sempre de acordo com todas as características dos produtos que serão exportados, conforme requisitos legais e as normas técnicas aplicadas no país de destino.

Diante da lentidão nos processos de exportação executados pelos modais de transporte, é necessário que a mercadoria seja movimentada adequadamente com embalagens que preservem o produto de avarias.

Pois bem, os exportadores brasileiros têm grandes chances de se destacarem diante da concorrência, em seu nicho de mercado, oferecendo qualidade no quesito embalagem.

Embalagens para exportação: o que são?

As embalagens para exportação são itens indispensáveis na movimentação e negociações internacionais, e merecem atenção especial do exportador para que influenciem positivamente no processo de compra.

Elas são fundamentais na garantia do acondicionamento da mercadoria, pois servem para manter a integridade do produto proporcionando uma experiência de compra positiva para o cliente final.

Com a evolução da tecnologia, que facilitou todas as etapas das negociações no Comércio Exterior, a exportação de produtos tornou-se uma atividade ampla, ganhando mais relevância nos últimos tempos.

Nesse contexto, as embalagens se tornaram muito mais do que apenas peças ou objetos que armazenam o produto no seu deslocamento e o preservam até o seu destino final. Mas hoje elas agregam valor ao item e muitas vezes são indispensáveis para torná-lo atrativo.

A embalagem para exportação precisa estar padronizada nas normas dos países de destino e a sua resistência varia conforme as características dos produtos a serem acondicionados.

Elas se dividem em graus diferenciados, a saber:

Embalagens para exportação: quais os tipos?

A escolha das embalagens para exportação deve ser feita com cautela, a fim de auxiliar as empresas exportadoras na redução dos custos operacionais e, inclusive, na proteção adequada da própria carga que será movimentada.

A globalização alterou o relacionamento entre empresas e clientes, retirando diversas barreiras e entraves na comunicação que existiam antes e que impediam a comercialização de produtos nacionais na escala internacional das negociações do Comércio Exterior.

Por isso as embalagens assumiram um papel crucial na movimentação de exportação de mercadorias, dando maior oportunidades aos exportadores expandirem suas operações comerciais, adaptados ao mercado mundial.

Pois bem, vamos ver alguns detalhes dos tipos mais comuns de embalagens para exportação na movimentação de mercadorias, quais sejam:

Prateleira

Este tipo de embalagem oferece uma proteção mais simplificada, com o intuito de expor o produto nos pontos de venda, com destino final para a sua exportação. Nas prateleiras ficam impressas diversas informações para atrair os consumidores e que colaboram para efetivar as vendas.

Esses modelos de embalagens para exportação integram o preço do produto com finalidade estética, a partir de informações como:

Transporte

Este outro modelo de embalagem é destinado ao deslocamento das mercadorias de um ponto ao outro, então devem ser mais resistentes e reforçadas. Precisam suportar os impactos e as condições adversas, além de apresentar as informações de registro e de identificação, por exemplo, o código de barras e o país de origem.

Paletização

Neste outro tipo de embalagem para exportação utiliza-se de uma plataforma de madeira para a devida acomodação das outras embalagens categorizadas como secundárias ou terciárias. Os paletes são fixados por meio de cintas, fitas ou cordas que permitem a movimentação e o transporte nas empilhadeiras.

Unitização

Neste caso, temos um acessório para que seja realizado o deslocamento ou o transporte de cargas. Pode reunir diversas mercadorias na mesma embalagem, com extensões e dimensões personalizadas e que garantem a facilidade do processo de transporte, assim como a segurança do armazenamento temporário.

Conteinerização

Por fim, este que é o último nível dos tipos de embalagens mais utilizadas nas operações de exportação para o Comércio Exterior. É caracterizada pelo acondicionamento de mercadorias variadas em contêineres, que oferecem resistência e proteção suficientes para as condições ideais de exportação em cargas de escala.

É uma excelente opção para o transporte de mercadorias frágeis ou em grandes quantidades por meio do modal marítimo.

Embalagens para exportação: importância

As embalagens para exportação têm um papel muito importante nas operações logísticas internacionais. Pois garantirão a integridade do produto e a movimentação adequada de um ponto ao outro.

A embalagem que será escolhida para tal fim deve ser adaptada com o máximo de espaço disponível e mais resistência aos diferentes modais de transporte. Isso facilita os processos logísticos e agrega segurança na operação internacional.

Esse cuidado com a escolha na embalagem também resulta na satisfação na experiência do cliente. Pois que proporcionam uma boa imagem do negócio, fazem aumentar as vendas e a competitividade diante da concorrência.

Embalagens para exportação: regras e padrões

São necessários requisitos legais, normas e técnicas específicos quando se fala em embalagens para exportação, pois é preciso atender às exigências ambientais, de segurança e de saúde. Cumpri-las é uma etapa fundamental para que o processo logístico operacional internacional ocorra sem problemas.

Portanto, devem ser seguidas as orientações já padronizadas pelos países de origem e de destino, com informações impressas no idioma do destinatário. Sem esquecer dos requisitos culturais e das exigências de saúde, principalmente para produtos perecíveis.

É importante contar com um agente de carga confiável, independentemente do tipo de carga e como ela é embalada

Reforçamos o quanto é essencial ter um prestador de serviços confiável – como a AGL Cargo –, que siga todas as regras e padrões para acondicionar a carga e efetuar com segurança a sua exportação, garantindo a satisfação do cliente.

A AGL Cargo leva o sucesso do seu negócio para qualquer lugar do mundo por meio de soluções completas na logística internacional. Conta com um trabalho logístico executado de ponta a ponta, sempre com o foco na redução de custos, qualidade e segurança da informação. Gostou deste artigo e quer saber mais sobre quais são os serviços prestados pela AGL Cargo? Clique aqui e saiba tudo o que um bom agente de cargas, com expertise no Comércio Exterior, poderá fazer por você e pelo seu negócio.

Mais notícias

O que é AOG e como funciona?

A aviação de carga desempenha um papel vital no comércio global há décadas, evoluindo constantemente para atender à crescente demanda por entregas rápidas e confiáveis entre países e continentes. Desde o uso pioneiro de dirigíveis e hidroaviões nas primeiras décadas do século 20 até as atuais frotas inteiras de cargueiros avançados, o setor expandiu e […]

Como a escolha do INCOTERM afeta as suas importações?

No momento da negociação com um fornecedor internacional para importar um produto, uma das etapas cruciais é a definição do Incoterm. Dominar o que este nome significa e entender suas diversas siglas é indispensável para que o importador possa realizar uma compra adequada, já que esses termos estabelecem responsabilidades específicas envolvendo aspectos logísticos, aduaneiros e […]

Como funciona a logística no transporte de vacinas

Sabemos que as vacinas são fundamentais para a saúde pública, especialmente após a pandemia que experienciamos. A logística também é um importante componente da indústria farmacêutica, pois permite que as vacinas cheguem ao seu destino mantendo a qualidade do produto. O transporte de vacinas, principalmente na logística internacional, é um processo complexo que envolve várias […]

Os certificados da IATA, OEA e GDP são evidências da excelência em logística internacional que a AGL Cargo possui.

A AGL Cargo foi fundada em 2005 e desde então vem conectando os negócios de nossos clientes com o mundo. Nossa atuação engloba o transporte de cargas nos modais marítimo, rodoviário e aéreo, e também serviços de armazenagem, seguro de cargas e desembaraço aduaneiro, oferecendo assim aos nossos clientes uma logística de ponta a ponta, que centraliza […]