Logística Aérea: conheça o panorama no Brasil

Este texto traz a importância estratégica da logística aérea para o Brasil a fim de que a infraestrutura no Comércio Exterior funcione de forma adequada. 

Por esse motivo, é interessante que tanto as empresas importadoras e exportadoras, quanto os profissionais que atuam no Comércio Exterior, conheçam bem os detalhes dessa logística para entender melhor sobre o mercado e a capacidade de movimentação de cargas de cada aeroporto em nosso país. 

Os transportes correspondem ao conjunto de equipamentos no deslocamento de pessoas e de cargas de um lugar ao outro, sendo considerados estratégicos para o desenvolvimento das empresas e das sociedades. 

No contexto logístico, o transporte de cargas é uma das etapas fundamentais para qualquer tipo de negócio ligado à produção ou à distribuição de produtos. 

Logística Aérea: cenário atual no Brasil 

O transporte aéreo é um dos mais estratégicos atualmente para o cenário do território nacional. É muito utilizado pelas empresas e tem tendência de crescimento nos próximos anos. 

Dessa maneira, em um país como o Brasil, que possui dimensões geográficas continentais e grandes diferenças regionais industriais, a logística aérea tem força no intercâmbio de produtos entre regiões distantes. 

Sem contar que o modal aéreo movimenta uma indústria que permite a conexão com o restante do mundo, expandindo a atuação do Brasil no Comércio Exterior mais rapidamente. 

Além disso, é um setor sólido que emprega muitas pessoas, mantém uma contribuição expressiva no PIB (Produto Interno Bruto) nacional, e é um dos cinco maiores mercados domésticos no mundo. 

Por isso que, com a expectativa de uma retomada econômica, existe uma grande tendência para a logística aérea continuar em expansão e em ritmo acelerado. 

Através de acordos bilaterais estabelecidos entre os países, estima-se que o mercado mundial seja favorecido em um crescimento constante de negociações internacionais durante os próximos anos. 

Outro ponto fundamental é a compreensão das tendências para o transporte aéreo nacional e quais serão os principais pontos que o mercado do Comércio Exterior abordará futuramente. 

Logística Aérea: os principais aeroportos de carga no Brasil 

Considerando dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) referente à soma dos envios e dos recebimentos de cargas ao longo de 2021, em seguida serão apresentados os cinco primeiros aeroportos nacionais com maior movimentação. 

Importante lembrar que as cargas aéreas não são movimentadas apenas por aviões cargueiros, mas também nos porões dos equipamentos em voos de passageiros. Desse modo, a logística aérea é desempenhada pela soma dessas duas formas de transporte neste modal. 

Aeroporto de Guarulhos (GRU) – São Paulo 

O Aeroporto Internacional de São Paulo está localizado estrategicamente em Guarulhos, região que representa um grande centro comercial do país e que conta com uma boa estrutura logística. 

O Aeroporto de Guarulhos é grande em volumes de cargas e de passageiros, sendo assim considerado o maior do Brasil e da América do Sul. 

 

Aeroporto de Viracopos (VCP) – Campinas 

Também localizado no estado de São Paulo, conta com um importante centro de tráfego aéreo, que se torna uma ótima opção pois está localizado em uma região com unidades de distribuição de Correios estratégicas. Ademais, disponibiliza várias opções para aumentar a qualidade do serviço logístico. 

Aeroporto do Galeão (GIG) – Rio de Janeiro 

O Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim conta com diversas linhas aéreas operantes que oferecem rotas internacionais ligadas a vários continentes. 

Com um elevado número de tráfego aéreo de passageiros, inegavelmente sua capacidade com importância logística é muito relevante para o Brasil no Comércio Exterior. 

Aeroporto Internacional de Manaus (MAO) 

O Aeroporto de Manaus é o principal da região norte do país, também localizado em um dos pontos estratégicos que ajuda a formar uma estrutura logística de distribuição e, como resultado, aumenta a qualidade do serviço. 

Este aeroporto possui três terminais de cargas aéreas que atendem a uma grande demanda na movimentação de mercadorias produzidas no Polo Industrial de Manaus, bem como nos mercados de importação e de exportação. 

Aeroporto Afonso Pena (CWB) – Curitiba 

Localizado em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, no sul do país, é outro aeroporto considerado ponto estratégico para a logística aérea brasileira. 

Eleito o melhor aeroporto do Brasil por três anos seguidos, fica próximo a duas rodovias importantes e que ligam o sul do estado do Paraná às fronteiras com o Paraguai e com a Argentina. 

Logística Aérea: quais são as cargas recomendadas para esse modal? 

O modal aéreo, conhecido e utilizado para o transporte de passageiros pelo mundo, também possui destaque na logística das empresas que atuam no Comércio Exterior. 

Dessa forma seus processos logísticos requerem cada vez mais agilidade, com respostas rápidas e precisas, que atendam às necessidades perfeitamente. 

O transporte aéreo é classificado como full cargo quando é utilizado somente para cargas que podem ser de alto valor agregado, urgentes ou perecíveis. 

Cargas urgentes 

Em situações que demandam a movimentação emergencial de certas cargas para longas distâncias, pelo transporte aéreo elas podem chegar ao destino final em algumas horas e com segurança. 

Uma vez que tenha sido solucionada a situação emergencial na logística aérea, com o devido acompanhamento do aeroporto, as empresas podem movimentar as seguintes cargas: 

 

Cargas restritas 

Neste tipo de carga há uma exigência na agilidade na entrega e no cuidado com o manuseio. As principais cargas transportadas pelo modal aéreo são: 

Cargas de alto valor agregado 

Para este tipo de carga são demandados uma série de cuidados com a segurança, visto que podem envolver vigilância, blindagem ou até mesmo escolta armada para a movimentação das seguintes cargas: 

A AGL é especialista em Logística Aérea 

De origem familiar, a AGL Cargo possui um time de profissionais com vasta experiência em diferentes segmentos logísticos. Além disso, garante competitividade financeira somada à melhor performance operacional. 

Esse enfoque aliado à agilidade na resolução de problemas, customização e flexibilidade no atendimento marcam assim uma trajetória de sucesso que reflete nos negócios dos seus clientes. 

Desde 2005 leva o sucesso do seu negócio empresarial para qualquer lugar do mundo, pelo melhor caminho e com soluções completas em logística internacional. 

Como especialista na movimentação de cargas, sobretudo de fármacos, tem como core business o Transporte Internacional de Cargas em diferentes modais. 

Entre as empresas brasileiras que mais crescem no segmento com representação em mais de 190 países, não só garante a máxima segurança nos embarques aéreos, mas também reafirma diariamente o compromisso com os seus clientes. 

Ao fazer parte da International Air Transport Association (IATA), garante a máxima segurança em seus embarques aéreos. Do mesmo modo, transmite credibilidade por ser um dos primeiros agentes de cargas nacionais certificados pela Receita Federal como Operador Econômico Autorizado (OEA). 

Mais notícias

O que é AOG e como funciona?

A aviação de carga desempenha um papel vital no comércio global há décadas, evoluindo constantemente para atender à crescente demanda por entregas rápidas e confiáveis entre países e continentes. Desde o uso pioneiro de dirigíveis e hidroaviões nas primeiras décadas do século 20 até as atuais frotas inteiras de cargueiros avançados, o setor expandiu e […]

Como a escolha do INCOTERM afeta as suas importações?

No momento da negociação com um fornecedor internacional para importar um produto, uma das etapas cruciais é a definição do Incoterm. Dominar o que este nome significa e entender suas diversas siglas é indispensável para que o importador possa realizar uma compra adequada, já que esses termos estabelecem responsabilidades específicas envolvendo aspectos logísticos, aduaneiros e […]

Como funciona a logística no transporte de vacinas

Sabemos que as vacinas são fundamentais para a saúde pública, especialmente após a pandemia que experienciamos. A logística também é um importante componente da indústria farmacêutica, pois permite que as vacinas cheguem ao seu destino mantendo a qualidade do produto. O transporte de vacinas, principalmente na logística internacional, é um processo complexo que envolve várias […]

Os certificados da IATA, OEA e GDP são evidências da excelência em logística internacional que a AGL Cargo possui.

A AGL Cargo foi fundada em 2005 e desde então vem conectando os negócios de nossos clientes com o mundo. Nossa atuação engloba o transporte de cargas nos modais marítimo, rodoviário e aéreo, e também serviços de armazenagem, seguro de cargas e desembaraço aduaneiro, oferecendo assim aos nossos clientes uma logística de ponta a ponta, que centraliza […]