No dia do Despachante Aduaneiro, a Indústria Farmacêutica é que Ganha o Presente

A Anvisa é responsável por regulamentar a importação de medicamentos, vacinas e outros produtos que compõem o setor farmacêutico, visando garantir a segurança e eficácia desses produtos para a população, justamente por ser conhecimento de todos que o Brasil depende de matéria prima importada para produzir seus medicamentos, assim como é sabido que quando se trata de comércio exterior, o tempo de liberação aduaneira é fator determinante para uma operação bem-sucedida e viavelmente econômica.

Quando o assunto é importação na indústria farmacêutica, ter um especialista em Anvisa no time do despacho aduaneiro é fundamental para garantir a conformidade com as normas regulatórias brasileiras, conciliando qualidade e dando velocidade ao processo de liberação da carga.

Quanto mais rápida uma carga for liberada pela alfândega, menores serão os custos de armazenagem, menor precisará ser o fluxo de caixa disponível para a operação, os custos de demurrage diminuem ou deixam de existir, e a empresa importadora corre menos riscos de o consumidor final comprar produtos do concorrente.

De acordo com Angelo Bianchi, Head de Desembaraço Aduaneiro da AGL Cargo “Um especialista em Anvisa é capaz de identificar e resolver antecipadamente possíveis problemas que possam surgir durante as importações, como questões sanitárias, documentação e procedimentos necessários para a regularização do produto, além de possuir conhecimento sobre as exigências específicas da Anvisa para cada tipo de produto e procedimentos, o que garante uma atuação mais eficiente e eficaz no processo de importação”.

O dia 25 de abril é a data em que se comemora o dia do despachante aduaneiro, profissão que se sabe a existência desde 1850 e que foi oficialmente reconhecida em 1932. Além da função de desembaraçar a carga junto a aduana, o despachante é responsável por representar o importador frente aos órgãos anuentes, como a Anvisa e o MAPA, assim como presta assessoria completa desde o planejamento da operação até seu término.

Vale destacar que a espera por uma análise de processo na Anvisa pode atrasar todo o processo de importação, gerando prejuízos para a empresa, podendo também auxiliar na manutenção do registro dos produtos importados, providenciando toda a documentação necessária para a renovação dos certificados junto à agência reguladora, quando o serviço é contratado.

“É fundamental contar com profissionais que estejam atualizados sobre as exigências e regulamentações da Anvisa, com treinamentos constantes, a fim de garantir a segurança e eficácia dos produtos importados e, consequentemente, da saúde dos brasileiros”, complementa Bianchi.

AGL Cargo é uma empresa nacional que visa o respeito e transparência com seus clientes e, por isso, com o objetivo de se manter entre os maiores do país também no desembaraço aduaneiro, a AGL trouxe direto da indústria farmacêutica para que pudessem integrar a equipe profissionais com vasto conhecimento em procedimentos da Anvisa.

A empresa que é líder em agenciamento de cargas e despacho aduaneiro no mercado farmacêutico fez investimentos importantes em sistema e gerenciamento de tecnologias de dados, que conversam com praticamente qualquer sistema da indústria, gerando visibilidade em tempo real com o uso de inteligência artificial, totalmente adaptável à realidade do importador.

Mais notícias

A consultoria logística na indústria de automóveis! Conte com a AGL Cargo

Você sabia que o Brasil é o sexto maior mercado de veículos do mundo? A indústria automotiva possui uma enorme importância no país, tanto que representa cerca de 23% do PIB industrial. Por conta de sua complexa rede de produção, o segmento automotivo também movimenta toda uma cadeia produtiva relacionada a maquinários, equipamentos eletrônicos, tecnologias […]

Principais notícias de Comex no mês de junho!

Confira as principais notícias dos últimos dias referentes a comércio exterior e logística internacional. Alerta de greve interrompe atividades em portos alemães O sindicato Verdi iniciou uma greve de alerta que afetou portos importantes na Alemanha, como Hamburgo, Bremen, Bremerhaven, Brake e Emden. Trabalhadores dos terminais portuários interromperam suas operações por cerca de um dia, […]

O que é AOG e como funciona?

A aviação de carga desempenha um papel vital no comércio global há décadas, evoluindo constantemente para atender à crescente demanda por entregas rápidas e confiáveis entre países e continentes. Desde o uso pioneiro de dirigíveis e hidroaviões nas primeiras décadas do século 20 até as atuais frotas inteiras de cargueiros avançados, o setor expandiu e […]

Como a escolha do INCOTERM afeta as suas importações?

No momento da negociação com um fornecedor internacional para importar um produto, uma das etapas cruciais é a definição do Incoterm. Dominar o que este nome significa e entender suas diversas siglas é indispensável para que o importador possa realizar uma compra adequada, já que esses termos estabelecem responsabilidades específicas envolvendo aspectos logísticos, aduaneiros e […]