O chocolate brasileiro no mercado internacional

Além de ser um produto de sucesso no mercado nacional, o chocolate brasileiro tem conquistado paladares mundo afora: o produto já chega a 135 países, e, nos últimos dez anos, o volume das exportações cresceu mais de 39%.

Os produtores brasileiros têm apostado em investimentos para a melhora na qualidade do cacau e na criação de chocolates requintados. Os ingredientes nativos no Brasil, como o cupuaçu e o bacuri, resultam em uma combinação de sabores que chamam a atenção dos consumidores internacionais.

Neste artigo, você irá explorar o mercado global de chocolate, conhecer dados sobre as exportações brasileiras do segmento e entender como a logística é realizada.

O mercado internacional de chocolate

O cacau, principal matéria-prima do chocolate, tem sua produção majoritariamente concentrada na África Ocidental. Países como a Costa do Marfim e Gana lideram a produção mundial.

Estes países, no entanto, exportam o cacau bruto ou pouco industrializado. A fabricação de chocolates e exportações do produto pronto é dominado por países da Europa.

A Alemanha é líder quando se trata da qualidade e quantidade de chocolate. É o país que mais exporta o produto no mundo, mesmo sem cultivar cacau em seu território. A matéria-prima é importada e transformada em chocolate pelas suas mais de 200 fabricantes.

Em seguida, os principais exportadores são a Bélgica, Itália e Países Baixos. Estes quatro países da Europa, juntos, contabilizam mais de 40% das exportações globais de chocolate.

O Brasil, embora ainda longe de ser um dos principais exportadores de chocolate, até mesmo pela forte demanda do mercado nacional, diferencia-se nesse cenário por possuir uma cadeia produtiva completa, desde o cultivo do cacau até a produção final de chocolates, agregando valor em toda sua indústria.

Aumento nos preços dos chocolates

O chocolate tem enfrentado um aumento nos preços, influenciado pela alta nos preços do cacau, que por sua vez é causada principalmente por conta de pragas e problemas climáticos nas principais regiões produtoras como a Costa do Marfim e Gana. Juntos, esses países respondem por 56% da produção mundial de cacau.

Entidades do setor cacaueiro estimam um déficit global na disponibilidade de cacau nos próximos anos.

Panorama das exportações de chocolate

As exportações brasileiras de chocolate e preparações alimentícias contendo cacau, conforme dados do Comex Stat, atingiram US$175,85 milhões no ano de 2024, com mais de 39,5 mil toneladas embarcadas.

Em valores, as exportações de chocolate cresceram 5% em comparação com 2023, porém o volume embarcado reduziu 4,7%.

Os principais compradores dos chocolates brasileiros foram a Argentina (21%), Chile (9%), Uruguai (8,9%), Paraguai (8,8%) e Arábia Saudita (7,6%).

Exportações de chocolate: entenda a logística

Cerca de 52% do volume exportado de chocolate são transportados via modal marítimo e 46% via modal rodoviário.

A logística deste produto exige cuidados especiais, principalmente com o controle de temperatura, já que variações extremas podem comprometer sua qualidade.

No modal marítimo, a utilização de containers Reefers é uma solução adequada, e no modal rodoviário utilizam-se veículos que possuem controle de temperatura.

No modal aéreo, embora pouco utilizado nas exportações de chocolate, é possível encontrar opções de voos com controle de temperatura adequado para este perfil de carga. Neste modal, é recomendado a utilização de embalagens ou mantas térmicas que ajudam a evitar a oscilação de temperatura com o ambiente, úteis principalmente no momento em que a carga aguarda o embarque na aeronave ou a transferência até o armazém no desembarque.

Conclusão

Neste conteúdo, você conheceu mais sobre o mercado internacional de chocolate, como os principais países exportadores e o panorama das exportações brasileiras do produto.

Com exportações crescentes, reconhecimento internacional e uma cadeia que engloba todas as etapas da produção do chocolate, as empresas do setor possuem um mercado de oportunidades.

A logística é um dos aspectos fundamentais para levar o chocolate brasileiro para o mundo com segurança e agilidade, por isso, conte com um parceiro especializado.

A AGL Cargo oferece soluções de transporte nacional e internacional, pensadas para atender as suas necessidades e respeitando todos os aspectos do seu produto. Entre em contato e saiba mais!

Mais notícias

O papel do Brasil nas exportações globais de tabaco

Desde o período colonial, a cultura do tabaco esteve presente no Brasil, sendo uma das principais atividades econômicas da época. Atualmente, o Brasil se mantém como um dos maiores players dessa commodity: ocupa a liderança nas exportações mundiais desde 1993, no qual abastece mais de 100 mercados, e em termos de produção, fica atrás apenas […]

O peso das commodities brasileiras no comércio internacional (soja, minério, café)

O Brasil é um dos principais produtores e exportadores de commodities no comércio internacional, com destaque tanto para produtos do agronegócio quanto para itens da indústria extrativa. Commodities são produtos primários essenciais para todos os países, negociados em bolsas de valores e padronizados, e, desde longa data, o Brasil se destaca neste segmento. Entre os […]

O mercado de drones agrícolas

Os drones, também chamados de VANT (veículo aéreo não tripulado), são equipamentos que vêm ganhando espaço em diversas frentes nos últimos anos. Desde o uso na indústria audiovisual, vigilância e segurança, inspeções em infraestrutura e entrega de produtos, são diversas suas aplicações. Porém, é no campo que está sendo um setor de destaque a utilização […]

Importação de produtos têxteis: panorama, oportunidades e desafios

A indústria têxtil é um dos segmentos mais importantes do país, reunindo uma cadeia produtiva completa, que vai desde a produção de algodão até a confecção de tecidos, roupas e o varejo. O setor se destaca pela geração de empregos, movimentação da economia e também no comércio exterior. Só no segmento de fios têxteis, as […]