Quais os produtos controlados pela Anvisa na importação?

A importação brasileira de produtos controlados pela Anvisa é um assunto de grande importância para a saúde pública. A Anvisa é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, responsável pela regulação e controle de produtos que possam oferecer riscos à saúde. Dessa forma, a importação de produtos controlados pela agência é sujeita a diversas regras e procedimentos, visando garantir a segurança dos consumidores.

A importação de produtos controlados pela Anvisa contribui para a diversificação do mercado e da oferta de produtos, permitindo o acesso a itens que não são produzidos no Brasil ou que apresentam preços mais competitivos no mercado internacional. No entanto, é imprescindível que a importação seja realizada de maneira responsável, com foco na proteção da saúde dos consumidores.

Anvisa, do que se trata esse órgão tão importante?

A Anvisa é uma agência brasileira responsável por monitorar e regular o mercado de suplementos alimentares no país. Foi criado em 1998 no âmbito do Ministério da Saúde para garantir a segurança e eficácia desses produtos, amplamente utilizados pela população.

A agência é responsável por avaliar e autorizar o registro de suplementos alimentares, bem como fiscalizar sua produção e distribuição. Também trabalha para garantir que a rotulagem desses produtos seja precisa e informativa, para que os consumidores possam tomar decisões informadas sobre seu uso. Além disso, a Anvisa realiza fiscalizações e aplica penalidades por descumprimento de normas, o que ajuda a manter a integridade do mercado. No geral, a agência desempenha um papel importante na proteção da saúde dos consumidores brasileiros que usam suplementos alimentares.

Anvisa, quais são os produtos controlados na importação?

Entre os produtos controlados pela Anvisa, podemos citar medicamentos, alimentos, cosméticos, produtos para saúde, agrotóxicos e outros. Para importar esses produtos, as empresas necessitam de uma autorização da Anvisa, além de cumprir todas as exigências legais referentes à sua importação. Essas exigências incluem, por exemplo, a realização de testes e ensaios para comprovar a segurança e eficácia dos produtos, bem como a obtenção de documentos e certificações necessárias.

Entre em contato conosco, a AGL Cargo possui um time de profissionais que pode te ajudar na melhor escolha para sua carga! 

Mais notícias

Desmistificando a importação de produtos químicos

A indústria química brasileira, em 2021, representou 3,1% sobre o PIB total do país. Em relação à sua participação na indústria de transformação, ficou em terceiro lugar, apenas atrás de alimentos e bebidas e de produtos derivados do petróleo.  Mesmo sendo o Brasil dependente do exterior quando se trata de produtos químicos, o processo de […]

O mercado internacional de algodão

Presente de diversas maneiras no cotidiano das pessoas, o algodão é uma matéria-prima essencial para a indústria têxtil, e também é utilizado na produção de itens de higiene, cuidados com a saúde, papel e até coadores de café. Para atender à demanda dessa cadeia produtiva que utiliza o algodão como insumo, o comércio global permite […]

Exportações do setor automotivo: panorama do desempenho

O Brasil ocupa atualmente a 8ª posição no ranking mundial de produção de veículos, um posto que havia sido perdido em 2023, mas reconquistado em 2024. O setor automotivo é uma das forças econômicas do país. Além de gerar mais de um milhão de empregos, movimentar uma longa cadeia produtiva especializada também contribui, de forma […]

Do campo ao navio: como funciona a logística do agronegócio?

O Brasil é um dos principais países produtores e exportadores de alimentos do mundo, e ano após ano o agronegócio brasileiro continua a bater recordes, seja nas suas produções ou em suas vendas externas. Quase metade das exportações brasileiras são compostas por produtos do agronegócio. Nesse cenário, a logística desempenha um papel central, influenciando diretamente […]