Substâncias e Cargas Perigosas para transporte marítimo – Quais os cuidados?

O transporte internacional de cargas naturalmente exige um alto nível de atenção com todos os riscos envolvidos.

A movimentação de cargas e substâncias perigosas requer ainda mais cuidados específicos que fazem deste tipo de operação, uma das mais complexas no contexto do tráfego internacional de cargas.

Vamos descobrir no artigo de hoje quais os principais cuidados a serem tomados no transporte marítimo de cargas perigosas.

Cargas IMO, o que são?

São legalmente consideradas cargas perigosas, aquelas que durante a sua movimentação podem causar danos ao meio ambiente, à saúde das pessoas ou à segurança pública.

No Brasil, a base legal acerca deste tipo de transporte se encontra na Portaria nº 204/97 do Ministério dos Transportes e na Resolução 5.232/16 do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Para melhor entendimento dos cuidados necessários de cada substância em particular, são avaliados os riscos de explosão, envenenamento, toxicidade, radiação e outros perigos vinculados.

A sigla IMO, originada do termo International Maritime Organization, é como são conhecidas em todo mundo as cargas classificadas como perigosas.

Classificação de Cargas IMO

Baseando-se na orientação internacional contidas no International Maritime Dangerous Goods Code – IMDG, a legislação brasileira classifica as substâncias IMO em diferentes classes, como a seguir:

Principais cuidados e exigências

Documentação

Para que o transporte marítimo de cargas IMO seja devidamente autorizado, são necessárias algumas documentações de padrão técnico pré-estabelecido onde constam informações necessárias ao transporte deste tipo de material.

As documentações para transporte marítimo de cargas IMO exigidas são:

EPI’s obrigatórios

Cada tipo de material possui um tipo de Equipamento de Proteção Individual apropriado para que a movimentação da carga aconteça de modo seguro a todos os envolvidos.

Importante salientar que todos os envolvidos na operação devem fazer a correta utilização dos EPI’s, sendo transportadoras, motoristas, equipes de carga e descarga, operadores portuários, operadores logísticos e demais envolvidos nas movimentações.

Embalagem

A embalagem é um dos pontos mais cruciais na movimentação de cargas IMO.

Existem instruções bem rígidas e específicas com o tipo de embalagem que é utilizada para cada classe e subclasse de cargas perigosas.

Combustíveis por exemplo precisam estar acondicionados em tanques adequados para o controle de sua temperatura e cuidados com vazamentos.

Nas operações de cargas IMO, a embalagem utilizada não garante apenas a integridade do produto, muito além disso, garante a segurança ambiental e de saúde de todos os envolvidos.

Como pudemos perceber, há uma série de cuidados técnicos a serem observados para que seu transporte marítimo ocorra sem causar danos nem para sua empresa ou para stakeholders direta e indiretamente ligados.

A AGL Cargo conta com um time de experts neste tipo de operação para te auxiliar com todas as precauções que devem ser tomadas para que sua operação seja um sucesso.

Entre em contato!

Mais notícias

Desmistificando a importação de produtos químicos

A indústria química brasileira, em 2021, representou 3,1% sobre o PIB total do país. Em relação à sua participação na indústria de transformação, ficou em terceiro lugar, apenas atrás de alimentos e bebidas e de produtos derivados do petróleo.  Mesmo sendo o Brasil dependente do exterior quando se trata de produtos químicos, o processo de […]

O mercado internacional de algodão

Presente de diversas maneiras no cotidiano das pessoas, o algodão é uma matéria-prima essencial para a indústria têxtil, e também é utilizado na produção de itens de higiene, cuidados com a saúde, papel e até coadores de café. Para atender à demanda dessa cadeia produtiva que utiliza o algodão como insumo, o comércio global permite […]

Exportações do setor automotivo: panorama do desempenho

O Brasil ocupa atualmente a 8ª posição no ranking mundial de produção de veículos, um posto que havia sido perdido em 2023, mas reconquistado em 2024. O setor automotivo é uma das forças econômicas do país. Além de gerar mais de um milhão de empregos, movimentar uma longa cadeia produtiva especializada também contribui, de forma […]

Do campo ao navio: como funciona a logística do agronegócio?

O Brasil é um dos principais países produtores e exportadores de alimentos do mundo, e ano após ano o agronegócio brasileiro continua a bater recordes, seja nas suas produções ou em suas vendas externas. Quase metade das exportações brasileiras são compostas por produtos do agronegócio. Nesse cenário, a logística desempenha um papel central, influenciando diretamente […]